Belém – Igreja de Santo Alexandre e Antigo Colégio dos Jesuítas


Imagem: Iphan

A Igreja de Santo Alexandre e Antigo Colégio dos Jesuítas, em Belém-PA, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Santo Alexandre e antigo Colégio dos Jesuítas
Localização: Praça Frei Caetano Brandão – Belém – PA
Número do Processo: 235-T-1940
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 146, de 03/01/1941
Uso Atual: Palácio Arquiepiscopal.

Descrição: Sua primitiva elevação, uma pequena ermida, coincide com a fundação de Belém. Foi erguida em 1616, pela Compainha Missionária Jesuítica, que ali se instalou ao lado do Colégio, fundado no mesmo ano. Essa primeira capela ao lado do Forte do Castelo, de taipa e com um único altar, deu lugar, em 1668, a outra mais consistente, dedicada a São Francisco Xavier e construída por Cristóvão Domingos, que segundo a “chronica”, de 1669, do padre João Felipe Bettendorff, ” fez a igreja tão torta que para endireitá-la, foi necessário picá-la pelo meio para a banda dos altares colaterais…”.
Os jesuítas procuraram na floresta amazônica, inspiração para a igreja, onde pássaros e frutos da região, substituem as folhas de acanto, cachos de uva, aves e querubins do paraíso, característicos do barroco. Com nave única, e oito capelas laterais em volta do altar-mor, evidenciando duas fases do barroco – a áurea e a decadente. Apresenta também notáveis trabalhos de talha nos púlpitos e altar-mor, destacando-se os coroamentos extremamente movimentados com numerosos anjos, de autoria do irmão jesuíta João Xavier Traer, além de valioso acervo de imaginárias.
Na virada do século começou a construção da atual igreja de Santo Alexandre, pelo regente do Colégio dos Jesuítas, Manuel de Brito, sendo sagrada em 1719. A decoração, porém, só foi concluída em 1731. Com a expulsão dos jesuítas em 1760, o prédio passou a ser sede do bispado, “a parte baixa do edifício ficou reservada para o seminário Episcopal, ficando os demais compartimentos desnecessários ao Bispo, para depósito de armamentos e munições de guerra”. De 1786 a 1798, a igreja passou para a Irmandade do Senhor Santo Cristo do Forte, sendo então entregue à Irmandade da Santa Casa*. O forro original, pintado, desapareceu em uma das reformas.
Em 1963 foi encontrado, depois de estar por 10 anos desaparecido, o lampadário, que segundo consta é um dos dois existentes no Estado. Esta peça data do século XVIII, em prata portuguesa, batida a martelo, e onde se exibe o brasão dos carmelitas. Portanto, o Colégio e a Igreja, formam um importante testemunho do trabalho dos jesuítas no estado do Pará, sendo estas talvez, uma das poucas obras da época, que não passaram pelas mãos de Landi.
*Dicionário Histórico, Geográfico e Etnográfico do Brasil, volume II, pg.226.
Fonte: Iphan.

MAQUETE VOLUMÉTRICA:

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Iphan
Iphan
Lucio Costa
Prefeitura Municipal
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


2 comments

  1. Marco Antônio Oliveira |

    Carência de dados históricos. Quis saber sobre o seminário que funcionou ali e nada encontrei.

  2. ALESSANDRA BAIA |

    Igrejas muito bonita, mas falta muita informação sobre ela, tem muitos detalhes que as vezes deixam de contar.. nela se abriga o museu de Arte Sacra do Pará. Vale muito a pena a visita, porém tem que preparar o coração kkkk nela tem a uqela famosa estátua da ” menina que foi bater na mãe com a vassoura” que muito aterrorizou a infância de qualquer belenense. Vale muito a pena a visita. Tem também a estátua da “Mãe do leite” que eh algo tão importante ao Brasil e esta esquecida em um lugar sem destaque. Lamentável não deram a importância que tem a este lugar na História do Pará.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.