Ilha de Itamaracá – Forte Orange


Imagem: Hans von Manteuffel

O Forte Orange foi construído em 1631, na entrada sul do canal de Santa Cruz, na ilha de Itamaracá, pelos holandeses para desembarque e embarque de navios.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Forte Orange
Outros Nomes: Fortaleza de Itamaracá; Fortaleza de Santa Cruz; Fortaleza Orange
Localização: Ilha de Itamaracá-PE
Número do Processo: 101-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 41, de 24/05/1938
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 86, de 24/05/1938

Governo do Estado de Pernambuco
CEC-PE – Conselho Estadual de Cultural de Pernambuco
FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco

Nome atribuído: Fortaleza de Stª Cruz ou de Orange – Itamaracá
Livro do Tombo: LIVRO Nº II – EDIFÍCIOS E MONUMENTOS ISOLADOS

Descrição: Em 1631, na entrada sul do canal de Santa Cruz, na ilha de Itamaracá, em Pernambuco, os holandeses construíram o Forte Orange, com a finalidade de proteger o acesso ao desembarque e embarque de navios destinados aos portos de Igarassu e Vila da Conceição (posteriormente, Vila Schkoppe).
O Forte Orange, dominando o acesso àquelas povoações, apresenta um formato quadrangular, com todos os ângulos agudos em forma de vértice, e uma entrada em curva, cujo corredor encontra-se ladeado por duas ordens de seteiras. O forte também possui quatro baluartes, e está cercado por uma estacada em alvenaria de pedra bruta.
Dando proteção ao porto, o Forte Orange encontra-se armado com doze canhões: seis de ferro e seis de bronze; e, ao norte, com três peças de ferro; uma torre guarda a entrada do canal. Em sua bateria estão montados onze canhões: dois de bronze e nove de ferro.
Em 1654, com a derrota dos holandeses, o Forte Orange ficou totalmenteem ruínas. Entretanto, como a Capitania de Itamaracá voltava a ser propriedade dos portugueses, eles restauraram o forte em 1696 e trocaram os antigos símbolos flamengos pelas armas do Reino de Portugal.
No ano de 1745, aquela fortificação militar se encontrava bem provida de material bélico: 26 peças de ferro, calibres 5 a 28, e 3 peças de bronze, calibres12 a 20.
No pátio interno do Forte Orange encontra-se um poço profundo, destinado ao suprimento de água potável. Observa-se, também, os prédios dos quartéis, armazéns, calabouços e capela. O escudo das armas lusas, com uma cruz ao meio, está gravado sobre o portão. Da artilharia que foi desmontada, restam somente 21 canhões, com as armas e os emblemas em relevo sobre as culatras.
Em um levantamento realizado pelo Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, em 1971, foram identificados os alojamentos, a cozinha, os paióis e a capela do primitivo forte (quando ele era ainda propriedade dos holandeses), além de munições e canhões de calibres variados.
Fonte: Fundaj.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

VÍDEO:

Fonte: TVi – Prefeitura da Ilha de Itamaracá

MAIS INFORMAÇÕES:
Fundaj
Prefeitura Municipal
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Comentários

  1. Luciano Lobo |

    Não sei se o Forte Orange foi declarado oficialmente, Patrimônio da Humanidade. Mas, em visita recente à Ilha de Itamaracá, pude constatar com tristeza, o descaso das autoridades competentes, com relação ao lixo depositado nas ruas , ao esgoto que flui p o mar, e aí estado de semi abandono da ilha.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.