São Cristóvão – Convento e Igreja do Carmo


Imagem: Acervo Digital do Iphan

O Convento e Igreja do Carmo, em São Cristovão – SE, foi fundado em 1699. A capela foi ampliada em 1739 e presume-se que as obras tenham sido terminadas em 1745 ou 1766.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Convento e Igreja do Carmo
Outros Nomes: Convento e Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Cidade: São Cristovão-SE
Localização: Praça do Carmo – São Cristovão – SE
Número do Processo: 301-T-1941
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 211, de 02/04/1943
Descrição: Presume-se que a construção do imóvel tenha sido comandada pelos carmelitas. O convento foi fundado em 1699. A capela foi ampliada em 1739 e presume-se que as obras tenham sido terminadas em 1745 ou 1766, estando esta última data gravada no frontispício da igreja. O convento situa-se na cidade alta, na praça do Carmo. A fachada da igreja é enquadrada por cunhais.
A parte inferior possui pórtico formado por cinco arcos em pedra (três frontais e dois laterais). A igreja possui uma portada principal ao centro com ombreira e verga curva em pedra, vedação em folhas almofadadas. Existem duas outras semelhantes ao lado desta última, mas de menor tamanho. A parte superior possui frontão ladeado por coruchéus, com volutas e decoração com anjos e motivos florais. No frontão também está localizado o óculo. Na altura do coro existem três janelas retangulares com ombreiras e vergas retas. As janelas são encimadas por cimalha e decoração em motivos florais. O telhado é em duas águas.
Do lado esquerdo há janela sineira com sino datado de 1831. O interior possui altares em madeira com entalhamento em motivos fitomórficos. O púlpito possui taça esculpida. As tribunas possuem gradil em madeira, assemelhando-se ao gradeamento existente no coro. O convento possui janelas externas retangulares com ombreiras lisas. Internamente a construção possui claustro circundado por arcos (cinco de um lado e nove do outro). Os arcos são sustentados por colunas em cantaria. A parte superior possui janela de ombreiras lisas e verga curva possuindo guarda-corpo em alvenaria.
Do lado esquerdo, acima das janelas, existe outro pavimento o qual possui janelas retangulares com vedação em folhas lisas. No centro do pátio encontra-se um jardim. No andar térreo existem quatro salas e outas dependências, enquanto na parte superior encontram-se as celas para as religiosas.
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
Iphan
Iphan
Patrimônio de Influência Portuguesa


Comentários

  1. Já entrei lá um prédio muito lindo . Pena que as autoridades competentes não dê a importâncio que ele tem. Algo que nos remete ao passado e de tamanha riqueza cultural e histórico devia ser melhor conservado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.