Itajaí – Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento


Imagem: Google Street View

A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, em Itajaí-SC, foi tombada por sua importância cultural.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento
Localização: Praça Irineu Bornhausen – Itajaí-SC
Número do Processo: Nº 161/2000
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 3.459, de 23/11/2001

Descrição: Inaugurada em 15 de novembro de 1955, foi construída em estilo neo-gótico e românico. Decorada com motivos bíblicos, obra dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locatelli, é considerada um dos maiores monumentos artísticos e culturais da cidade.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Na arquitetura religiosa, Itajaí destaca-se com a Igreja do Santíssimo Sacramento, atual matriz, que teve sua construção iniciada em 1941 e concluída em 1955. Sua arquitetura é neogótica, com arcos romanos e seis torres. Ao todo, 55 vitrais formam três séries de janelas e, sobre a entrada, está uma imensa rosácea vitral.
Fonte: FCC.

Descrição: As edificações tombadas no município de Itajaí são unidades que documentam o importante surto desenvolvimentista do final do século XIX e primeiras décadas do século XX. São edifícios ecléticos, símbolos do progresso, implementados pela atividade portuária que se desenvolveu neste município. Aí está representada a arquitetura dos grandes casarões assobradados, dotados de imponentes frontões voltados para a rua principal com a nítida contribuição dos imigrantes alemães e italianos.
Fonte: FCC.

Descrição: A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento é o maior monumento artístico e cultural da cidade de Itajaí. Ela foi inaugurada em 15 de novembro de 1955, após ter sua construção iniciada em 1940 pelo vigário Padre José Locks, segundo o projeto do arquiteto alemão Simão Gramlich, o construtor de inúmeras igrejas catarinenses. Sua conclusão também se dá ao trabalho e dedicação do então vigário Monsenhor Vandelino Hobbold. Seus frontais atingem 50 metros de altura. Na sua construção foram utilizados 700 mil tijolos, artisticamente organizados numa área de 30 metros de largura por 60 metros de comprimento.
Fonte: IBGE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Arquidiocese
Site da instituição
UDESC


3 comments

  1. Ricardo Cechelero |

    Nossa Igreja Matriz é um Patrimônio de nível Mundial. Nossa cidade tem orgulho em tê-la como Cartão Postal!

  2. Enediina aparecida Prudencio |

    Está é um modelo de igreja mais linda que eu já da
    vi,em toda minha vida, nunca vi nada igual,e um nome diferente também sei que me sinto muito bem quando a visita,e sou atendida em meus pedidos,

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.