São José do Barreiro – Fazenda Pau d’alho


Imagem: Condephaat

A Fazenda Pau d’alho, em São José do Barreiro-SP, foi uma das primeiras, ou mesmo a primeira instalação voltada inteiramente para a produção e beneficiamento do café.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Fazenda do Pau d’Alho: casa
Localização: São José do Barreiro-SP
Número do Processo: 0577-T-58
Livro Histórico: Nº inscr. 411, vol. 1, f. 066, 19/02/1968
Descrição: Casa da Fazenda do Pau d’Alho.

Histórico: Situada na região por onde a lavoura de café penetrou no estado de São Paulo, a partir de Resende/RJ, foi implantada por volta de 1817/1819, por João Ferreira de Sousa, em terras de sesmarias herdadas de seu pai. Foi uma das primeiras, ou mesmo a primeira instalação voltada inteiramente para a produção e beneficiamento do café. É excepcional por sua racionalidade de planejamento e sabedoria na aplicação de diferentes influências técnicas e agenciamentos espaciais, especialmente no aproveitamento dos recursos do terreno, tais como o uso da roda d’água e bateria de pilões. Em 1968, começa a ser restaurada, quando foi adquirida pela União, através do extinto Instituto Brasileiro do Café. Recebeu obras recentes, entre as quais merece destaque a reconstituição da roda d’água e bateria de pilões.
Fonte: Iphan.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Fazenda Pau d’alho
Localização: Estrada dos Tropeiros – São José do Barreiro-SP
Número do Processo: 22049/82
Resolução de Tombamento: Ex-Officio em 12/05/1982 (Sem Publicação no D.O.E.)
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 51, p. 3, s.d.

Descrição: O coronel João Ferreira de Souza, um dos fundadores do povoado de São José do Barreiro e proprietário da fazenda desde 1818, iniciou por esta época a construção de sua sede. Ao morrer, em 1858, deixou a propriedade, bastante próspera, à sua filha Maria Ferreira Ayrosa. Por volta de 1900, sob a administração de seu neto, o comendador Zebedeu Antonio Ayrosa, já se constatava a sua decadência. A sede da Fazenda Pau d’Alho, em taipa de pilão e embasamento de pedra, possui telhado em quatro águas e varandas em toda a extensão da fachada. Os alpendres, que davam acesso à entrada principal da casa e capela, foram fechados com portas e janelas de guilhotinas para se protegerem das fortes chuvas da região. O tombamento incluiu o crucifixo e a imagem de São Roque existentes na capela.
Fonte: Luís Saia.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan (p. 82)
wikipedia


6 comments

    1. Equipe iPatrimônio |

      Boa noite,
      Atualizamos o post com informações do Iphan sobre o histórico da fazenda. Segundo o órgão, “Foi uma das primeiras, ou mesmo a primeira instalação voltada inteiramente para a produção e beneficiamento do café”.
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

    1. Boa tarde,
      Sugerimos que entre em contato com a Prefeitura Municipal da Estância Turística de São José do Barreiro
      Endereço: Rua José Bento Teixeira, 45 – Centro
      Telefone: (12) 3117-1288
      Email: [email protected]
      Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 16h
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  1. ROSANGELA DA SILVA BARROS |

    Estou encantada desde q vi o programa Lavando a Alma com a Antônia Morais, e q mostrou a Fazenda Pau D’Alho. Já estou me programando para uma possível visita neste lugar q ficou para a história do Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.