Açucena – Praça Edson de Miranda


 Imagem: HVL

A Praça Edson de Miranda foi tombada pela Prefeitura Municipal de Açucena-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Água Boa-MG
Nome atribuído: Praça Edson de Miranda (0,26334 ha)
Localização: Sede – Açucena-MG
Decreto de Tombamento:Decreto n° 27/2005
Descrição: Atuação de Edson de Miranda: No Ensino: Criou e instalou em 02 de maio de 1.936, as Escolas Reunidas “Edson de Miranda” de Travessão, isoladas até aquela data quando o Distrito já dispunha de cinco cadeiras mixtas, prosseguindo o ensino o seu progresso.
Em 28 de setembro de 1.944 foi criado o Grupo Escolar “Antonio Alticiano” sendo instalado a 20 de novembro do mesmo ano. Construiu com recursos próprios o prédio parra funcionamento das Escolas reunidas e, mais tarde do Grupo Escolar. Esse prédio foi cedido ao Estado gratuitamente, para funcionamento municipal.
Na Religião: O distrito de Travessão de Guanhães era assistido espiritualmente pelo vigário de Braúnas Padre Jose Augusto da Silveira. Edson de Miranda conseguiu do Exmº. Arcebispo de Diamantina, D. Serafim Gomes Jardim seu parente, a criação das Freguesias Eclesiástica de Nossa Senhora da Piedade de Travessão de Guanhães, pelo Decreto nº 01 de 10 de janeiro de 1.953, sendo solenemente instalada a 16 de abril do mesmo ano. Seu primeiro vigário e celebrante oficial da instalação foi o Revmº. Pare José Maria Pires, nomeado a 30 de janeiro e empossado naquela data. A freguesias compreendia o município com exceção da parte ferroviária que continuava em Governador Valadares.
Vila e Cidade: Conseguiu Edson de Miranda a elevação de Travessão de Guanhães à categoria de Vila de Travessão, com instalação a 1º de janeiro de 1.939, Lei nº 148 de 17/12/1938, na gestão do Prefeito Edson de Miranda, e sua elevação à categoria de Município, com denominação de AÇUCENA, tendo sido criado em 31/12/1943, pelo Decreto de Lei nº 1.058 no governo de Dr. Benedito Valadares Ribeiro.Foi instalado com grandes festas a 1º de janeiro de 1.944 tendo sido criado com 04 (quatro) distritos: Açucena (sede), Aramirim (antigo Jequitibá de Guanhães), Felicina (antigo São Felix) e Naque. A escolha do nome AÇUCENA teve sua origem no córrego de mesmo nome que banha a cidade e foi escolhido entre vários outros apresentados por ele. A prefeitura foi instalada em sua residência por falta de prédio.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

 

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.