Andradina – Conjunto Ferroviário


Imagem: Condephaat

O Conjunto Ferroviário, em Andradina-SP, foi tombado por sua importância cultural.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Conjunto Ferroviário de Andradina
Localização: Av. Barão de Rio Branco, R. Acácio e Silva, R. Rodrigues Alves (continuação Av. Guanabara), Praça dos Estudantes (Praça da Estação), R. Guaraçaí (ou R. Vereador Manoel T. de Freitas) e R. Dom Bosco (continuação da R. Acácio e Silva), s/n – Andradina-SP
Número do Processo: 30215/92
Resolução de Tombamento: Resolução SC 42, de 16/07/2012
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, p. 34, 14/08/2012
Livro do Tombo Histórico: Nº inscrição  392, p. 113, 17/10/2012

Descrição: O Conjunto da Estação Ferroviária de Andradina compreende o perímetro que inicia na Avenida Barão de Rio Branco na esquina com a Rua Acácio e Silva, no sentido sudeste; deflete a sudoeste na passagem de nível sobre os trilhos da Rua Rodrigues Alves (continuação Avenida Guanabara), contornando a Praça dos Estudantes (Praça da Estação); deflete a noroeste na Rua Guaraçaí (ou Rua Vereador Manoel T. de Freitas); deflete a nordeste na Rua Dom Bosco (continuação da Rua Acácio e Silva) e segue até o ponto inicial, conformando o perímetro.
Foi implantado ao longo da Variante de Jupiá da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil – EFNOB, idealizada pelo governo brasileiro como ligação estratégica entre o litoral e o Mato Grosso, com fins estratégicos militares, políticos e econômicos. A EFNOB ensejou em Bauru a formação do maior entroncamento ferroviário da América do Sul, e ao sul do Rio Tietê, a especulação de terras e desenvolvimento econômico. A Estação de Andradina foi responsável pela fundação de fato da cidade e possui grande valor simbólico para a população local. Sua tipologia representa uma das adotadas pela EFNOB, agregando num único edifício diferentes funções para passageiros e cargas, formando um conjunto composto ainda pela praça de acesso.
Fonte: Processo de tombamento / Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
wikipedia
estações ferroviárias


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.