Aquiraz – Igreja Matriz São José Ribamar


Imagem: Coepa

A Igreja Matriz São José Ribamar, em Aquiraz-CE, iniciada no séc. XVIII, conserva as portas da entrada principal, a coberta da nave em caibros armados e os painéis pintados do forro da capela-mor.

COEPA – Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará
Nome atribuído: Igreja Matriz São José Ribamar
Localização: Praça Cônego Araripe – Aquiraz-CE
Número do Tombamento: Nº 011
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 16.237, de 30/11/1983

Descrição: “Edificação iniciada no século XVIII. Apesar de ter sofrido modificações descaracterizadoras, conserva como elementos de interesse, as portas da entrada principal, se almofadas em ressalto, a coberta da nave em caibros armados e os painéis pintados do forro da capela-mor, que narram cenas da vida de São José, trabalho de artista ingênuo”.
Tem a planta em forma de retângulo, a coberta em telha canal com madeiramento aparente, sem forro na nave. Teve sua coberta e madeiramento recuperados em 1980, frente ao precário estado em que se encontravam.
Apresenta em elevação, duas torres quadrangulares encimadas por pirâmides de base octogonal. Seu desenho é muito simples, mostrando “uma herança plástica das primeiras capelas nacionais de origem jesuítica, espalhadas por todo o Brasil e que teriam como provável fonte nordestina, a Igreja da Graça em Olinda.”
Fonte: Coepa.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Coepa
Patrimônio de Influência Portuguesa
Brasil
Wikipedia


3 comments

  1. terezinha zaranza |

    Igreja belissima batizei meus 4 netos no porto da dunas que faz parte do Aquieaz.godtaria que postassem o numero do telefone

    1. Equipe iPatrimônio |

      Boa tarde,
      Segundo informações online, o telefone atual é (85) 3361-1122.
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  2. Walter Girio |

    Bom dia! Por acaso tem um telefone dessa igreja, ou de outra no Iguape? Nossos filhos foram batizados lá e um deles precisa do batistério para casar. Grato!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.