Arroio dos Ratos – Usina Termoelétrica


Imagem: Iphae

Em 1883, James Johnson iniciou a mineração na serra do Herval, em Arroio dos Ratos-RS, onde se localiza a Usina Termoelétrica.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Usina Termoelétrica (Museu Carvão 01)
Localização: R. Silvana Narvaez, Rod. BR 290, Km 55 – Arroio dos Ratos-RS
Número do Processo: 44.005-19.00-SEC/85
Portaria de Tombamento: 01/86
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 34, de 10/03/1986
Publicação no Diário Oficial: 08/05/1986
Uso Atual: Museu Estadual do Carvão

Descrição: Cronologicamente a história do carvão no RGS marcou o início da mineração do carvão no Brasil. Em 1883, James Johnson iniciou a mineração na serra do Herval, em Arroio dos Ratos. Em 1885, a princesa Isabel inaugurou o poço Isabel, neste município. Em fins do século passado, com o início do processo imigratório, desenvolvem-se as usinas termoelétricas para geração de luz e força industriais diferenciadas. O imigrante contribui trazendo a sua tecnologia através dos engenheiros de minas, geólogos e paleontólogos. O Museu do Carvão se propõe a resgatar a importante memória do carvão no Estado.
Fonte: IPHAE.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Restante da Área que Pertenceu à Antiga Usina
Localização: R. Silvana Narvaez, BR 290, km 55 – Arroio dos Ratos-RS
Número do Processo: 1697-08.04CODEC 90-0
Portaria de Tombamento: 14/93
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 73, de 16/08/1994
Publicação no Diário Oficial: 19/03/1993

Descrição: Restante da área onde estão localizados parte dos remanescentes da Antiga Usina e que não estava incluída no tombamento realizado em 1985, deixando parcela desse bem cultural apenas protegido como área de entorno. O conjunto é parte integrante do complexo industrial que testemunha a transformação do carvão mineral em energia elétrica representando o pioneirismo na extração do minério e desenvolvimento científico e econômico da época, da região e do estado. No terreno original onde foi instalada a Antiga Usina estão incluídos: O Prédio do Almoxarifado, no qual se instalou o Museu do Carvão, após algumas obras de restauração; as ruínas de superfície do carregador, parte do resfriador, caixa d’água de subsolo, entre outros.
O início da exploração do carvão deu-se em 1853, pelo engenheiro inglês James Johnson. Em 1924 foi construída a Usina Termoelétrica de Arroio dos Ratos, pela Companhia de Estradas de Ferro e Minas de São Jerônimo. Foi a primeira Usina Termoelétrica do Brasil e da América Latina, tendo sido desativada na década de 1950.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Iphae
Ufpel
Site da instituição
Luiz Henrique Sutelo Golasz
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.