Bagé – Antiga Estação Férrea


Imagem: Iphae

A primeira estação ferroviária de Bagé-RD foi inaugurada em 12.12.1884, com a abertura ao tráfego da Estrada de Ferro Rio Grande – Bagé.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Antiga Estação Férrea de Bagé
Localização: R. Caetano Gonçalves, nº 1151 – Bagé-RS
Número do Processo: 002293-1100/06-3
Portaria de Tombamento: 029/06
Publicação no Diário Oficial: 26/10/2006
Uso Atual: Secretaria da Habitação

Descrição: A primeira estação ferroviária de Bagé foi inaugurada em 12.12.1884, com a abertura ao tráfego da Estrada de Ferro Rio Grande – Bagé. Seguia o modelo padronizado dos construtores da linha, como em Rio Grande, Pelotas e Pedro Osório. Segundo informações da Prefeitura, o prédio original da estação de Bagé foi destruído por um incêndio em 1926, sendo por isso reconstruído e ampliado; já de acordo com o Relatório da VFRGS do ano de 1929, a antiga estação foi demolida para a construção de uma nova. A partir do final da década de 1950, o modelo ferroviário começou a ser substituído pelo modelo rodoviário de transporte, de forma gradual, com a extinção contínua do tráfego em determinados trechos, até a última viagem do trem de passageiros em 1986. A malha sul, formada pelas estradas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná foi leiloada em 1996, sendo arrendada pela Ferrovia Sul Atlântico, depois América Latina Logística – ALL, empresa que atualmente opera o sistema de transporte de cargas em nosso Estado.
Na década de 70, o fluxo da ferrovia foi desviado da estação principal para a estação secundária de Santa Teresa, onde foi construído um novo prédio; a primeira foi desativada, sendo adquirida pela prefeitura e passando a sediar o Centro Municipal de Bagé.
Estação de grande porte com dois pavimentos, de alvenaria, com cobertura sobre a plataforma sustentada por elementos de ferro trabalhados. Marquise de ferro semicircular na fachada principal. Cobertura com telha francesa. Fachada principal simétrica, com platibanda fechada. Esquadrias de madeira com caixilhos de vidro e verga reta.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Estações ferroviárias
Governo do Estado


Comentários

  1. CÁRMEN DORA DE AZEVEDO CHAGAS |

    BAGEENSE DE NASCIMENTO E CORAÇÃO. MUITAS VIAGENS FORAM FEITAS COM MINHA FAMÍLIA.PÁRA AS CIDADES DE RIO GEANDE, PORTO ALEGRE, CACEQUI. DOM PEDRITO. LIVRAMENTO. AS MELHORES VIAGENS DE MINHA VIDA. COM QUE PRAZER EU ACORDAVA CEDO PARA ME ARRUMAR E ENTRAR NOS VAGÕES DE PASSAGEIROS BUSCANDO O LUGAR. E SEMPRE QUERIA FICAR NA JANELA. FICAVA ENCANTADA COM O PASSAR DAS PAISAGENS… CORRENDO… E A MÁQUINA VELOZ, AS DEIXAVA PARA TRÁS. GANHAVA SEMPRE. .ALGUNS FAMILIARES TRABALHARAM NA ESTAÇÃO FÉRREA.. QUER COMO TELEGRAFISTAS, QUE COMO MAQUINISTAS, QUER COMO TORNEIROS MECÂNICOS NAS GARAGENS CORRIGINDO FALHAS OU LUBRIFICANDO TÃO IMPORTANTES MEIO DE TRANSPORTE.BELAS SÃO MINHAS LEMBRANÇAS DESSE TEMPO. MAS.. RECORDAR É VIVER…

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.