Bagé – Palacete Pedro Osório


 

Imagem: Iphae

O Palacete Pedro Osório, em Bagé-RS, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Palacete Pedro Osório
Localização: Av. Tupy Silveira, nº 1436 – Bagé-RS
Número do Processo: 002294-1100/06-6
Portaria de Tombamento: 028/06
Publicação no Diário Oficial: 29/10/2006

Descrição: O Palacete Pedro Osório foi construído no início do século 20, pelo médico Dr. Pedro Osório (1901). É uma edificação eclética, guarnecida de mármore, vitrais e ferro. Não se tem informação precisa sobre a autoria do projeto. Alguns dizem ser de Pedro Obino. ”Quanto ao modelo arquitetônico, há duas versões: a primeira, que seria réplica de uma casa existente em Bolonha, na Itália, e outra, que seria uma réplica de um prédio em Paris, próximo ao Magazine ”Printemps” (ao saltar da estação do Metrô – Pte. Maillot), que também tem como detalhe as duas estátuas de cachorros ”. (Murilo Budó). As referidas estátuas são de ferro fundido e foram colocadas no pórtico de entrada, alguns anos após a conclusão da obra.
Em 1951 o Palacete foi adquirido pelo município de Bagé e passou a abrigar o Grupo Escolar Silveira Martins. Em 1954, se tornou o Colégio Estadual de Bagé e, a partir de 1966, Colégio Estadual Carlos Kluwe. Desde 1999 abriga a Secretaria de Cultura do Município de Bagé.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae


Comentários

  1. Silesia Vaz Cardona |

    Bom dia! Para toda a Equipe adiministrativa do Palacete Pedro Osório.
    Eu adimiro muito os habitantes da cidade de bagé, por rerem pessoas magníficas, pessoas lindíssimas, muito estudiosas e investigadoras constantes de sabedorias, pois o Conhecimetto é o maior bem do ser humano. Parabéns ao grupo. Silesia

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.