Barra do Garças – Posto Telegráfico de Voadeira


Imagem: Governo do Estado

O Posto Telegráfico de Voadeira,na cidade de Barra do Garças-MT, foi tombado por sua importância cultural.

SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Posto Telegráfico de Voadeira
Localização: Distrito de Voadeira – Barra do Garças-MT
Resolução de Tombamento: Portaria n° 038/2008, de 3/12/2008

Descrição: […] Um antigo posto telegráfico, que, segundo contam os orgulhosos moradores, serviu para salvar a cidade de Barra do Garças (então distrito de Araguaiana) da revolta que ameaçava o Governo brasileiro (Revolta de Veloso), graças a uma mensagem telegráfica enviada, não por Valdon Varjão, ao contrário do que o mesmo narra em uma de suas obras, mas por um morador local, que trabalhava no posto telegráfico, um tal João Abacate. Ali estava o posto telegráfico. Ali estavam as histórias do povo pobre, que, como tantos outros, migraram do nordeste (ali, migrantes baianos) em busca de uma terra farta e produtiva e que hoje sustentam suas famílias de trabalho nas fazendas vizinhas e de suas aposentadorias.
[…]
A Comunidade Voadeira teve sua formação iniciada por volta de 1952, como relata um dos seus primeiros moradores, J.J.C., quando foi designado pela Agência dos Correios e Telégrafos para operar o telégrafo naquele local. Em entrevista, ele relatou que, lá chegando, encontrou apenas uma família moradora no lugar onde a Comunidade está constituída atualmente. Aos poucos foram chegando famílias da região, principalmente do município de Torixoréu – MT, como M. B. E seu esposo L., naturais da Bahia e considerados as primeiras lideranças da Comunidade. O Sr. A. M. F., também vindo da Bahia, havia trabalhado no garimpo de Baliza – GO e depois se mudou para Voadeira, sendo apontado como um dos responsáveis pela vinda de outros baianos à Comunidade, ainda no início da década de 1960. (ZAVAREZE, 2007, p. 80)
Fonte: Flávia Lorena Brito.

Descrição: Em 1906 foi o Marechal Candido Rondon designado para construir as Linhas Telegráficas Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas, no trecho que compreende Cáceres a cidade de Mato Grosso (atual Vila Bela). Com suas paredes de adobe, estruturada em esteios de madeira de lei, piúva ou aroeira, alguns ainda se mantêm em pé apesar do desgaste sofrido pela ação do tempo. Os 24 postos telégrafos da Comissão Rondon serão recuperados. A proposta traçada inicialmente é que se faça um levantamento da situação estrutural e do acervo sobre cada um dos postos. Segundo informações colhidas, é que há alguns bem preservados, como o do Araguaia, e outros já quase inexistentes como o de Coronel Ponce (Capim Branco). Onde os postos desabaram, a idéia é que sejam construídos marcos ou réplicas, que passem a abrigar exposições fotográficas e acervos da Comissão Rondon, sendo entregue um espaço de memória e de visitação, aos que procurarem informações sobre a Comissão, buscando resgatar um importante marco da história de Mato Grosso. Os Postos de Santo Afonso, Porto Esperidião e o de Pontes e Lacerda, tiveram suas obras iniciadas em setembro/2006, e o Posto de Porto Esperidião foi tombado pelo Patrimônio Estadual pela Portaria 65/83 e publicada em D.O. de 09.01.84.
Fonte: Secult-MT.

MAIS INFORMAÇÕES:
Secult-MT
Flávia Lorena Brito
Sonia Salete Zavareze


3 comments

  1. Ivan Martins da Silva |

    Olá, boa tarde!
    Fico feliz por esta matéria onde envolve a história de Barra do Garças e gostaria de fazer uma pequena observação, no que tange ao morador local, não chamar José Abacate e sim, João Abacate! O qual é o meu sogro – pai da minha esposa!
    Moramos em Nova Xavantina-MT.
    Insta salientar, que a família do meu sogro (in- memoriam) , residem em Barra do Garças, onde podereis certificar dessa história e resgatar esse Patrimônio Histórico Cultural, dessa importante cidade do Leste Mato-grossense.

  2. Estou à disposição em contribuir com essa importante história de Barra do Garças-MT.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.