Barretos – Recinto de exposições agropecuária Paulo de Lima Corrêa


Imagem: Google Street View

O Recinto de exposições agropecuária Paulo de Lima Corrêa, em Barretos-SP, projeto do engenheiro Gumercindo de Oliveira Penteado, é um espaço de expressão da cidade.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Localização:
Rua Trinta e Quatro, s/n – Bairro Exposição – Barretos-SP
Número do Processo: 54721/06
Resolução de Tombamento: Resolução SC – 10, de 11/03/2010
Publicação do Diário Oficial: D.O.E. 11/05/2010, p. 39
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 368, p. 101
Descrição: O Recinto Paulo Lima de Corrêa, espaço referencial do município de Barretos e de sua expressão estadual, foi concebido inicialmente como local de exposição de animais, no início dos anos 40, com projeto do engenheiro Gumercindo de Oliveira Penteado. Posteriormente, passou a abrigar festas como a do Peão do Boiadeiro, marco nacional com repercussão em todo o Brasil, constituindo-se assim em lugar de história, memória e práticas culturais da terra paulista. As ações ali desenvolvidas permitiram o incremento da dinâmica pecuária do Estado de São Paulo, tanto no que se refere à economia quanto à tradição boiadeira. Entre as tradições culturais alimentadas pela Festa do Peão e realizadas paralelamente, cabe citar a Queima do Alho, o Toque do Berrante, as apresentações de dança Catira e a escolha da Rainha do Rodeio.
Fonte: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Descrição: Houve um equívoco sobre o nome do arquiteto responsável pelo projeto do local: foi Hernani do Val Penteado e não Gumercindo Penteado, como o anteriormente levantado. A assinatura nas plantas originais causou o erro.
Fonte: Elisete Greve Tedesco.

FOTOS:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.