Belo Horizonte – Arquivo Público Mineiro (APM)


Imagem: Iepha

O edifício do Arquivo Público Mineiro (APM) foi construído em 1897, pela Comissão Construtora da Nova Capital, para ser a residência do Secretário de Finanças.

IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico
Nome atribuído: Edifício do Arquivo Público Mineiro (APM)
Localização: Av. João Pinheiro, nº 372 – Funcionários – Belo Horizonte-MG
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 16.983, de 7 de fevereiro de 1975
Livro do Tombo de Belas Artes
Livro do Tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos
Descrição: Construído em 1897 segundo projeto da Comissão Construtora da Nova Capital, para ser a residência do Secretário de Finanças, a edificação de dois pavimentos com varanda lateral tem características da arquitetura eclética, com elementos clássicos nas fachadas. As adaptações por que passou para abrigar o amplo acervo documental do Arquivo Público Mineiro incluíram a construção de um anexo em 1970. O edifício passou por campanhas de restauração entre 1995 e 1998 e de 2006 a 2008.
Fonte: Iepha.

FMC – Fundação Municipal de Cultura
Nome atribuído: Imóvel à Av. João Pinheiro, nº 372
Localização: Av. João Pinheiro, nº 372 – Belo Horizonte-MG
Descrição: O Arquivo Público Mineiro – APM é uma superintendência da Secretaria de Estado de Cultura, responsável por planejar e coordenar a gestão de documentos e executar o recolhimento, a organização e a preservação de documentos provenientes do Poder Executivo de Minas Gerais e dos arquivos privados de interesse público e social. É a mais antiga Instituição cultural de Minas Gerais. Criado em Ouro Preto em 1895, tinha como atribuições receber, conservar e classificar os documentos referentes ao direito público, à legislação, à administração, à história e geografia e às manifestações do movimento científico, literário e artístico do Estado. Era responsável, ainda, pelo recolhimento, guarda e classificação de pinturas, esculturas e mobiliário de valor artístico ou histórico.
Em 1901, o Arquivo foi anexado à Secretaria do Interior e transferido de Ouro Preto para Cidade de Minas, atual Belo Horizonte. A casa que hoje abriga a Instituição, localizada na Av. João Pinheiro, foi construída em 1897 pela Comissão Construtora da Nova Capital para servir de residência ao secretário das Finanças. Em 1938, essa casa, até então ocupada pela Prefeitura de Belo Horizonte, passou a servir de sede do APM.
O acervo é constituído de documentos manuscritos, impressos, mapas, plantas, fotografias, gravuras, filmes, livros, folhetos e periódicos. São documentos de origem pública referentes à Administração Pública de Minas Gerais produzidos desde o século XVIII, período colonial brasileiro, até o século XXI e documentos de origem privada de interesse público e social.
Fonte: Prefeitura Municipal.

BENS TOMBADOS NO ACERVO:
Belo Horizonte – Acervo da Comissão Construtora da Nova Capital

FOTOS:

TOUR VIRTUAL

MAIS INFORMAÇÕES:
Iepha
Iepha – Guia vol.1
Iepha – Guia vol.2
Site da instituição
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.