Belo Horizonte – Museu Mineiro


Imagem: Site da instituição

O Museu Mineiro, em Belo Horizonte-MG, foi tombado por sua importância cultural.

IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico
Nome atribuído: Edifício do Museu Mineiro
Localização: Av. João Pinheiro, nº 342 – Funcionários – Belo Horizonte-MG
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 16.595, de 05 de dezembro de 1978
Livro do Tombo Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos

FMC – Fundação Municipal de Cultura
Nome atribuído: Museu Mineiro
Localização: Av. João Pinheiro, nº 342 – Belo Horizonte-MG

Descrição: O edifício do Museu, seguindo as orientações da Comissão Construtora da Nova Capital foi construído em fins do século XIX, em estilo eclético, com linhas básicas da arquitetura greco-romana e renascentista apresentando um vocabulário ornamental afrancesado. Projetado inicialmente para servir de residência aos Secretários de Estado passou por mudanças de funcionalidade no século XX, preservando o uso público e as características que marcaram a fase inicial da cidade.
Fonte: Iepha.

Descrição: Com riquíssimo acervo de Arte Sacra Colonial, documenta de forma material e simbólica, momentos distintos da formação da cultura do Estado. Atualmente, são mais de 2.600 objetos, reunidos em 36 coleções vindas de acervos particulares e de outras instituições. Uma curiosidade: a constituição do acervo do Museu Mineiro teve início na época de criação do Arquivo Público Mineiro, ou seja, antecede em mais de 80 anos a sua inauguração. São pinturas históricas, achados arqueológicos, mobiliário, conjunto de moedas e de armas, imagens sacras e equipamentos litúrgicos, datados dos séculos XVIII e XIX. Além disso, o acervo da Pinacoteca do Estado – com pinturas, gravuras e esculturas – também foi incorporado ao acervo do Museu.
A edificação é uma construção do final do século XIX, de arquitetura eclética com influência neoclássica e fez parte do plano diretor da Comissão Construtora da Nova Capital, chefiada por Aarão Reis. Inicialmente serviria como residência para os Secretários de Agricultura do Estado. Entre 1905 e 1930, o edifício serviu como sede do antigo Senado Estadual Mineiro, e abrigou a Pagadoria Geral do Estado até 1977. No ano seguinte, foi dado início à implantação do museu que passou a funcionar efetivamente em 1982.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
ARQBH
Iepha
Iepha – Guia vol.1
Iepha – Guia vol.2
Site da instituição
Prefeitura Municipal
Governo do Estado
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.