Berilo – Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição


Imagem: Iphan

Supõe-se que Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Berilo-MG, foi construída em fins do século XVIII ou princípios do XIX.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Localização: Berilo-MG
Número do Processo: 720-T-1963
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 511, de 13/03/1974
Descrição: Nada se apurou quanto a época precisa da construção da atual igreja e dos responsáveis pelas obras de construção e ornamentação. Baseando-se no depoimento do viajante austríaco, John Emanuel Pohl, e na análise comparativa dos retábulos existentes no templo, supõe-se que a edificação foi construída em fins do século XVIII ou princípios do XIX.
A planta da igreja é composta por nave, capela-mor, sacristias e dois outros cômodos anexos, indicando modificações no partido original. O frontispício simples, apresenta porta principal centralizada e duas janelas rasgadas no coro e, acima das mesmas, um pequeno óculo na empena. No lugar das torres existe apenas um balcão-sineira rústico isolado, apoiada na parede lateral da nave, e ao qual tem-se acesso por escada interna.
No interior, o retábulo do arco-cruzeiro, lado do Evangelho, de tratamento mais apurado, é delimitado por colunas retas de fuste estriado, apresentando camarim encimado por dossel e ornatos rocaille no coroamento. Contrapondo a este, no lado oposto, um altar de menores dimensões, conserva a estrutura típica dos retábulos da primeira fase do barroco, com colunas torsas e arquivoltas concêntricas. Esse retábulo, embora rústico, é valorizado por interessante sanefa que mostra internamente pintura decorativa. Já o altar-mor, composto por linhas estruturais simplificadas, dentro das tendências do século XIX, mostra boa confecção e harmoniosa policromia. Nas paredes laterais da capela-mor estão inseridos dois nichos simples, observando-se no teto painel em pintura parcialmente destruído, denotando porém boa qualidade técnica. Através das partes conservadas do forro, constata-se que a composição tem como tema central a Virgem rodeada de anjos, cercada por balaustradas que partem da altura da cimalha.
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, inclusive a imaginária e alfaias, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Fonte: Iphan.

Descrição: Não há documentação arquivística que permita conhecer a data de construção da igreja e os artistas que nela trabalharam. Baseando‐se em relatos de viajantes, e na análise estilística dos retábulos, técnicos do serviço do património calculam que ela date de fins do século XVIII ou de princípios do XIX. Sua planta se compõe de nave, capela‐mor, duas sacristias e dois outros cómodos anexos, que indicam que o partido original foi modificado. A fachada, bastante singela, apresenta o esquema tradicional com porta principal centralizada, duas janelas na altura do coro e, na empena, um pequeno óculo quadrilobado. Um dos elementos mais interessantes do edifício é o balcão‐sineira, que se apoia na parede lateral direita da igreja e em esteios externos, e ao qual se acede por uma porta na altura do coro. A decoração interior é bastante despojada, mas existem talhas de bela execução. Segundo o engenheiro Celso Lago Paiva, em 1974 “desviou‐se” desta igreja uma enorme cómoda da sacristia (vendida para negociantes de arte)”, e teria havido “movimentação nos meios políticos locais para a sua demolição e venda das imagens, retábulos, forros pintados e mais obras de arte” – nos moldes do acontecido com a Igreja do Rosário, a mais antiga da região, que foi pilhada e depois abandonada até ruir totalmente. Segundo o engenheiro, “os esforços do padre local (português de nascimento) não só impediram o saque como também promoveram o restauro da igreja e a fotografia de todas as peças pelo IPHAN”. Há documentos referentes a reformas em 1853‐1856, 1909 e 1954‐1955, esta última realizada sob os auspícios do SPHAN. Em 1979‐1980, a igreja passou por uma nova obra de restauro, desta vez sob a responsabilidade do órgão estadual (IEPHA‐MG). Numa vistoria realizada em 2003, o edifício encontrava‐se em bom estado de conservação.
Texto: Cláudia Damasceno Fonseca
Fonte: Patrimônio de influência portuguesa.

BEM MÓVEL OU INTEGRADO PERTENCENTE AO ACERVO:
Berilo – Imagem de Nossa Senhora da Conceição

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Carla Mabel Santos Paula
Patrimônio de influência portuguesa


2 comments

  1. Maria de Lourdes da Fonseca |

    Boa noite
    Como posso conseguir o batistelo de minha avó,batizada na antiga igreja?

    1. Bom dia,
      Sugerimos que entre em contato diretamente com a Igreja.
      Segundo dados da internet, o Pároco é Frei Laércio Jorge e o Telefone é (33) 3737-1174.
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.