Botucatu – Fórum


Imagem: Google Street View

O prédio do antigo Fórum de Botucatu faz parte do acervo de edificações criadas para aparelhar e estruturar a administração e serviços públicos do Estado.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome Atribuído: Fórum do Botucatu
Localização: Praça Rui Barbosa, esquina c/ R. General Telles – Centro – Botucatu-SP
Processo de Tombamento: Processo de Tombamento n° 72099/14
Resolução de Tombamento: Resolução de Tombamento n° SC-108, de 07/11/2018– publicado no DOE de 10/11/2018, p. 62 e Resolução de Tombamento n° SC-02 de 07/11/18 – publicado no DOE de 09/01/2020

Descrição: O prédio do antigo Fórum de Botucatu faz parte do acervo de edificações criadas para aparelhar e estruturar a administração e serviços públicos do Estado de São Paulo implantados ou renovados a partir da Proclamação da República. Foi construído pelo Departamento de Obras Públicas entre 1918 e 1922 e configura-se como espaço representativo do momento, por volta de 1920, em que se discriminaram as funções do judiciário e da segurança, tanto do ponto de vista administrativo quanto dos espaços que ocupavam. O projeto da edificação foi concebido na tradição de edificações oficiais republicanas do Estado de São Paulo, de cuja concepção e origem fez parte o arquiteto Ramos de Azevedo. Insere-se no conjunto de edificações públicas tombadas que foram construídas nas primeiras décadas do século XX, caracterizadas por organização racional dos espaços e representação simbólica do poder público obtidos com aparência composta com elementos da linguagem clássica da arquitetura e monumentalidade. O antigo Fórum compõe um conjunto de edificações com destaque na paisagem urbana de Botucatu, todas de uso público agrupadas em uma mesma avenida.
Fonte: Condephaat.

FOTOS:

 


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.