Brasília – Casa da Fazenda Gama


Imagem: Wikimapia

A Casa da Fazenda Gama hospedou o ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e sua comitiva, quando da primeira visita ao Planalto Central, em  1956.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Nome Atribuído: Casa da Fazenda Gama
Localização: Brasília Country Club – Brasília-DF
Uso Atual: Museu Casa Velha da Fazenda Gama
Decreto de Tombamento: Decreto nº 26.660, de 21/03/2006, DODF nº 62, de 29/03/2006, p. 2

Descrição: Essa Casa hospedou o ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e sua comitiva, quando da primeira visita ao Planalto Central, ocorrida em 02 de outubro de 1956, representando, simbolicamente, o marco da transferência da Capital Federal para Brasília.
Fonte: Processo de Tombamento.

Descrição: Uma construção típica do século XVIII, sede de uma fazenda com mais de 161 hectares, e que recebeu o presidente JK e a comitiva dele para conhecerem as terras que abrigariam a nova capital da República. O imóvel foi restaurado para visitação de turistas, mas muita coisa original foi preservada: parte do assoalho e alguns móveis que são originais, panelas e utensílios que estão na cozinha e a parede de adobe. “Na Casa Velha da Fazenda Gama foi onde nasceu Brasília”, afirma, categórico, o pesquisador Gustavo Chauvet.
Fonte: Wikimapia.

Descrição: A sede da Fazenda Gama ficava próxima ao local onde atualmente está o Catetinho (primeira residência oficial de Juscelino Kubitschek), porém a cidade veio a ser instalada a oito quilômetros deste ponto de referência. O então presidente da república Juscelino Kubitschek visitou a Fazenda Gama em 02 de outubro de 1956, na ocasião de sua primeira visita à região onde seria construída a futura capital federal.
Fonte: Wikipedia.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Cultura
Wikimapia
Wikipedia


4 comments

  1. Cláudia |

    Meu avo era o proprietário da Fazenda Gama e gostaria de saber como foi o critério de escolha do local e como foi feita a desapropriação do local etc

    1. Boa noite,
      Sugerimos que solicite a informação para a Secretaria de Estado de Cultura do DF, responsável pelo processo de tombamento, preservação e fiscalização em nível distrital por meio da Subsecretaria do Patrimônio Cultural.
      Contato: [email protected]
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  2. joaquim gonçalves filho |

    bom dia .gostaria de saber a historia da fazenda gama .como se chamava seu propietário ,o tamanho da fazenda em alqueires na epoca da constrrução de brasilia era criança ,mesmo agora já adulto me voltou esta curiosidade,olhando para o passado acho que não foi facil construir esta cidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.