Brasília – Clube de Golfe


Imagem: Google Street View

O Clube de Golfe de Brasília teve sua localização definida por Lucio Costa e integra o conjunto de bens inseridos na poligonal de tombamento de Brasília.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Nome Atribuído: Clube de Golfe
Localização: Sces Trecho 02, s/n – Lote 17 – Asa Sul – Brasília-DF
Decreto de Tombamento: Decreto nº 30.839 de 25/09/2009, DODF nº 188 de 28/09/2009, p. 2
Descrição: Considerando as características urbanísticas, arquitetônicas, paisagísticas e bucólicas da cidade de Brasília.
Considerando a localização do Clube de Golfe de Brasília, definida pelo urbanista Lucio Costa no item nº 20 do Relatório do Plano Piloto de Brasília.
Considerando que o Clube de Golfe de Brasília integra o conjunto de bens inseridos na poligonal de tombamento de Brasília, nos termos do art. 1º do Decreto nº 10.829, de 1987.
Considerando a necessidade de assegurar a permanência de testemunhos da proposta original do Plano Piloto de Brasília.
Considerando a necessidade de conservação dos atributos peculiares da cidade de Brasília, que fundamentam sua condição de Patrimônio Cultural da Humanidade.
Considerando a concepção inovadora de lazer, de cultura e de esporte do projeto urbanístico de Lucio Costa para o Plano Piloto de Brasília.
Considerando a relevância histórica do Clube de Golfe de Brasília como conceito de esporte e lazer implícito nos primórdios da construção da cidade; Considerando, ainda, o dever público de proteção de espaços urbanos e edificações pioneiras.
Fonte: Processo de Tombamento.

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.