Brasília – Conjunto Cultural da República


Imagem: Cayambe

O Complexo Cultural da República João Herculino é uma edificação destinada a promover eventos culturais. Conta com o Museu Nacional Honestino Guimarães e a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Conjunto da Obra do Arquiteto Oscar Niemeyer
Localização: Várias cidades brasileiras
Número do Processo: 1550-T-2007
Tombamento aprovado
Ata da reunião de aprovação do Conselho do Iphan

Descrição: O Complexo Cultural da República João Herculino é uma edificação destinada a promover eventos culturais. Contará ainda, além dos edifícios já inaugurados, com uma sala para sinfônica, uma ópera, um auditório para música de câmara, assim como possivelmente outros dois edifícios destinados às representações e outras atividades culturais, tais quais exposições e eventos ligados à arte. Está situado em Brasília, capital do Brasil. Deverá ser o principal centro cultural da capital. Foi inaugurado no dia 15 de dezembro de 2006, dia do aniversário do seu projetista, Oscar Niemeyer. O complexo conta com o Museu Nacional Honestino Guimarães e a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola. O espaço possui 91,8 mil metros quadrados.
Fonte: Wikipedia.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Processo de Tombamento: De acordo com o Art. 6 da Lei Distrital nº 47/1989, “Os bens tombados pela União, localizados no Distrito Federal, serão inscritos ex officio nos Livros de Tombo definidos no art. 8º desta Lei”.
Fonte: Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Descrição: O Museu Nacional Honestino Guimarães é um museu brasileiro criado e administrado pelo governo do Distrito Federal, Brasil. A instituição foi inaugurada com uma exposição sobre a obra de Niemeyer: “Niemeyer & Niemeyer e Brasília – Patrimônio da Humanidade”. O museu e a biblioteca formam o Complexo Cultural da República João Herculino.
Fonte: Wikipedia.

CONJUNTO:
Várias cidades – Conjunto da Obra do Arquiteto Oscar Niemeyer

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Fundação Oscar Niemeyer
Site da instituição
Luiz Philipe Torelly
Wikipedia
Museu Nacional – Archdaily
Museu Nacional – Wikipedia
Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola – Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.