Brasília – Museu Histórico e Artístico de Planaltina


Imagem: Google Street View

O Museu Histórico e Artístico de Planaltina é sediado em uma casa construída entre os séculos XIX e XX por Afonso Coelho da Silva Campos.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Nome Atribuído: Museu Histórico e Artístico de Planaltina
Localização: St. Tradicional Q 57 -Planaltina – Brasília-DF
Decreto de Tombamento: Decreto nº 6.939, de 19/08/1982, DODF de 19/08/1982
Observação: A proteção ao elemento referido no artigo an terior é extensiva ao seu entorno, abrangendo toda a área do Lote Nº 1 e Quadras 43, 44, 55, 56 e 57 e Praça Cel. Salviano Monteiro.
Descrição: O Museu Histórico e Artístico de Planaltina é sediado em uma casa construída entre os séculos XIX e XX por Afonso Coelho da Silva Campos, a casa abriga o Museu da Cidade desde 1974. No museu , os visitantes conhecerão, por meio de objetos da época, um pouco mais do modo de viver de seus habitantes e da história do antigo município goiano e da mudança da nova capital.
Os primeiros moradores da Casa foram Salviano Monteiro Guimarães, sua esposa Olívia e seus oito filhos – Gabriel, Francisco, Hosannah, Sebastião, Maria América, Gabriela, Salviano e Dulce.
No tempo do Coronel Salviano, a Casa era uma das residências mais confortáveis da cidade, com água encanada, luz e telefone. Tornou-se o símbolo da influência de Salviano na região e ponto de referência para a recepção e hospedagem de autoridades, o trato de negócios, comemorações e festividades diversas.
Após o falecimento de Salviano e Olívia, a Casa foi herdada e passou a ser a residência de sua filha Maria América, seu marido Francisco e seus filhos Stela dos Cherubins, Olíbia Terezinha Guimarães, Salviano Neto, Maria Dione, Dinalva, Marilda e Maria Helena.
No final de sua vida, Maria América transferiu a Casa ao Governo do Distrito Federal, para que nela fosse implantado o Museu Histórico e Artístico de Planaltina, para ser o depositário, guardião e propagador da história do Planalto e da cidade de Planaltina.
O Coronel Salviano era o dono das terras onde, hoje, estão instalados o Centro de Educação Técnica – ex Colégio Agrícola –, o Vale do Amanhecer, o Morro do Centenário – onde em 1922 foi erguida a Pedra Fundamental – e parte de Brasília. Devido às suas múltiplas atividades e posses, era homem bastante conhecido, influente e respeitado.
A Câmara da Cidade reconheceu a importância do Coronel Salviano Monteiro Guimarães, em 1930, prestando-lhe a singela homenagem de dar seu nome à Praça que fica em frente a esta Casa, que habitou.
Historicamente, a Casa marca a passagem de membros da Comissão do General Djalma Polli Coelho e da Comissão do Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, que transitaram por Planaltina em meio a estudos, visando à delimitação do melhor local e área para a instalação da nova capital do Brasil – Brasília. […]
Fonte: Wikimapia.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikimapia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.