Brasília – Pedra Fundamental


Imagem: Nevinho

A pedra fundamental de Brasília foi lançada próximo a Planaltina (GO), ao meio-dia, na comemoração do centenário da Independência.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Nome Atribuído: Pedra Fundamental
Localização: Planaltina – Brasília-DF
Decreto de Tombamento: Decreto nº 7.010, de 07/09/1982, DODF de 08/09/1982
Descrição: A pedra fundamental de Brasília é um obelisco construído como monumento arquitetônico de pedra fundamental de Brasília. O obelisco está localizada no Morro do Centenário a 1033 metros de altitude e 47º39′ de longitude, a exatamente 9 km de Planaltina, onde também se localiza a Igreja de São Sebastião, que tem aproximadamente 200 anos, contrastando com a idade real da cidade mais velha do Distrito Federal, a cidade de Planaltina.
Para comemorar o centenário da Independência, em 7 de setembro de 1922, ao meio dia, o presidente dos Estados Unidos do Brasil, Epitácio Pessoa, faz assentar a pedra fundamental da futura capital do país a dez quilômetros de Planaltina. Baseada no sonho de Dom Bosco, a pedra fundamental caracteriza o ponto central do Brasil, “entre os paralelos 15 e 20 graus.”
Fonte: Wikipedia.

Descrição: Na comemoração do centenário da Independência, foi lançada próximo a Planaltina (GO), ao meio-dia, a pedra fundamental da futura Capital dos Estados Unidos do Brasil. O momento foi um dos mais importantes para concretizar o plano de interiorização da Capital.
Fonte: Governo Federal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Governo Federal
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.