Brasília – Quartel General do Exército


Imagem: Fundação Oscar Niemeyer

O Quartel General do Exército é uma edificação de Brasília projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Compõe um conjunto com outras edificações e o espaço circundante.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Conjunto da Obra do Arquiteto Oscar Niemeyer
Localização: Várias cidades brasileiras
Número do Processo: 1550-T-2007
Tombamento aprovado
Ata da reunião de aprovação do Conselho do Iphan

Descrição: A ideia é criar com a pista de desfiles e a Praça Militar, um conjunto único, sóbrio e monumental. Um conjunto diferente, no qual prevalecem as superfícies cheias das fachadas, contrastando com a escultura movimentada e a placa leve e vazada do Monumento à Caxias.
A pista de desfiles de acordo com as indicações recebidas tem a forma de um triângulo equilátero. Nela as tropas de organizam e desfilam.
A pista de desfiles tem 15 metros de largura – 30 metros na parte dos desfiles propriamente dita – devendo ser arborizada no lado contrário à Praça Militar.
No Palácio do Exército nossa principal preocupação foi a flexibilidade, isto é, a construção por etapas, mantendo a relação indispensável entre volumes e espaços livres. A solução que propomos permite esse desenvolvimento, preservando inclusive, a forma indevassável com que o prédio foi estudado, com todas as peças abrindo para o interior
Várias soluções podem ser estudadas para essas etapas. Propomos: os edifícios maiores que limitam o conjunto tem 4 pavimentos, os outros 3 pavimentos e ‘pilotis’. Sob o pátio interno fica a garagem ou abrigo antiaéreo.
O auditório é circular, com capacidade para 2 mil pessoas, provido de salas de reunião, comissões, televisão, rádio, traduções, etc.
A residência do Ministro do Exército está contida num talude de concreto, o que a torna indevassável e íntima como convém. É uma casa de 2 pavimentos tendo no térreo o hall principal, as salas de estar, refeições, serviço, garagens, etc; em cima, os quartos e a biblioteca ou escritório diretamente ligado ao hall no piso inferior.
Galerias subterrâneas poderão ligar a residência e o auditório ao Palácio do Exército.
O Monumento a Caxias se constitui de uma escultura e uma grande placa de concreto na qual – internamente – serão pintadas num enorme mural fases de sua vida de militar.
Sob essa placa as autoridades assistirão os desfiles. É o monumento e a tribuna da Praça Militar.
Fonte: NIEMEYER, Oscar. [Quartel General do Exército]. s.d. Fundação Oscar Niemeyer. Coleção Oscar Niemeyer.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Processo de Tombamento: De acordo com o Art. 6 da Lei Distrital nº 47/1989, “Os bens tombados pela União, localizados no Distrito Federal, serão inscritos ex officio nos Livros de Tombo definidos no art. 8º desta Lei”.
Fonte: Câmara Legislativa do Distrito Federal.

CONJUNTO:
Várias cidades – Conjunto da Obra do Arquiteto Oscar Niemeyer

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Fundação Oscar Niemeyer
Luiz Philipe Torelly


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.