Brasília – Revista Brasília


Imagem: Senado

A Revista de Brasília foi um periódico mensal (jan. 1957 a mai. 1963), criado pela Divisão de Divulgação da Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil), tinha como diretor e editor o jornalista Raimundo Nonato Silva.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Nome Atribuído: Revista Brasília
Localização: Fundos Públicos do Arquivo Público do Distrito Federal – Brasília-DF
Decreto de Tombamento: Decreto nº 28.996, de 29/04/2008, DODF nº 81, de 30/04/2008, p. 2
Descrição: Considerando que a revista brasília foi o veículo de visibilidade nacional dos atos administrativos e contratos celebrados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil – NOVACAP para a construção de Brasília; Considerando que, por meio de suas páginas, pôde-se registrar, retratar, historiar e acompanhar, passo a passo, o surgimento e a consolidação da cidade e os acontecimentos político, social e cultural que envolviam a Nova Capital do País; Considerando, ainda, a importância da revista brasília como primeiro veículo de comunicação da Nova Capital da República.
A Revista Brasília foi editada nos anos de 1957 a 1963, 1965, 1967 e 1988, e seus acervos estão sob a guarda dos órgãos de patrimônio histórico (Diretoria de Patrimônio Histórico e Artístico do Distrito Federal, Arquivo Público do Distrito Federal e Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil – NOVACAP, editora da revista.
Fonte: Processo de Tombamento.

Descrição: Periódico criado pela Novacap – Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, publicado entre janeiro de 1957 e maio de 1963, mensalmente.
O objetivo da revista era documentar a construção da nova capital, como um boletim informativo, para abastecer a opinião pública nacional e internacional sobre o andamento das obras.
Com uma tiragem de aproximadamente 6.000 exemplares, a revista era gratuita e destinada aos assinantes, que em sua maioria eram bibliotecas, universidades e colégios. Uma remessa de 1.000 cópias era encaminha para o exterior, principalmente às embaixadas.
A sede da Revista de Brasília sempre foi na capital federal, ou seja, até meados de 1959 era na cidade do Rio de Janeiro e entre 1959 até sua extinção foi a cidade de Brasília enquanto que todas as edições da revista foram impressos na editora Bloch, localizada na cidade carioca.
Hoje, a documentação da NOVACAP, inclusive as 44 edições da Revista Brasília, integra uns dos Fundos Públicos do Arquivo Público do Distrito Federal – ArPDF.
Por este motivo, solicitamos que, ao utilizar as informação(ões) e/ou reprodução(ões) da Revista Brasília, citar a instituição, de modo claro e objetivo, como fonte de pesquisa.
Vale destacar que, em 2007, o Fundo Documental da NOVACAP foi reconhecido pelo Comitê Nacional do Brasil do Programa da Memória do Mundo da Unesco, como Patrimônio Documental da Humanidade.
Fonte: arpdf.

MAIS INFORMAÇÕES:
arpdf
Senado
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.