Cabedelo – Fortaleza de Santa Catarina


Imagem: Daniell Mendes

A Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo-PB, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Fortaleza de Santa Catarina
Localização: Cabedelo-PB
Número do Processo: 155-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 57, de 24/05/1938
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 101, de 24/05/1938
Uso Atual: Museu da Restauração.

Descrição: A construção primitiva data de 1585 e foi construída, em taipa de pilão, pelo alemão Cristóvão Linz, por iniciativa do Capitão-mor Frutuoso Barbosa, em local por ele escolhido, sendo batizada de Fortaleza de Santa Catarina. Quando o capitão deixou Cabedelo, a fortaleza foi destruída pelos indígenas, sendo reconstruída no início do século XVII. Resistiu aos ataques holandeses até 1634, quando por fim estes tiveram vitória. Em 1637, o Conde Maurício de Nassau, a rebatizou com o nome de Forte Margarida, sofrendo reformas comprovadas pela presença de tiljolos holandeses. Com a restauração do domínio português em 1654, a fortaleza recuperou seu antigo nome de Santa Cantarina, pois a capelinha em seu interior era dedicada a essa santa com sua bela imagem barroca.
Era conhecida também por Fortaleza do Cabedelo ou Forte do Matos (em homenagem ao seu segundo comandante João de Matos Cardoso). Em 1698, passou por nova remodelação, que lhe deu sua forma atual. As pedras de cantaria vieram de Lisboa como lastro de navio e o projeto do Sargento-mor Pedro Correia Rebello, com alterações do engenheiro Luis Francisco Pimentel. Em 1703, D. Pedro II de Portugal mandou fazer reparos, e quando sua irmã Dona Catarina assumiu a regência do trono, mandou fazer obras para melhor aparelhar a fortaleza. Entre 1729 e 1734 foi coberto o corpo da guarda e feita a abóbada do portão. Em 1817 caiu em mãos dos revolucionários republicanos.
Passou por um longo período de abandono, até ficar em ruínas. Foi restaurada pelo IPHAN, entre 1974 e 1978, de acordo com a planta do século XVIII. “Possui formato irregular, com 2 bastiões e 4 pontas. Tem fosso com entrada pelo mar, dotado de contramuralha até a ponte. A entrada se faz através de portada em arco pleno e colunas de pedra regulares, encimada por brasão”. (CARRAZONI, Maria Elisa)
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura
Funceb
Fortalezas
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


2 comments

  1. Maria Rosania Morais dos Santos |

    Sou estudante de Design Gráfico do IFPB, e gostaria de saber onde posso pegar a planta baixa do Forte de Santa Catarina para um projeto acadêmico da disciplina de Sinalização.

  2. José Alves Ventura |

    O local é bonito. Mas está bem largado. A parte da muralha que faz frente para o Rio Paraiba está tomada pelo mato. Daqui há pouco vai dar onça ali. Outros animais já devem estar presentes. Um absurdo deixar chegar nesse ponto. O Forte Orange, que não cobra entrada está muito melhor na manutenção.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.