Caçapava do Sul – Casa de Antônio Augusto Borges de Medeiros


Imagem: Iphae

Casa em que nasceu Antônio Augusto Borges de Medeiros, em 19 de novembro de 1863. Sucessor de Júlio de Castilhos na presidência do Estado em l898.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Casa de Antônio Augusto Borges de Medeiros
Localização: R. Borges de Medeiros, nº 310, esquina com R. Sete de Setembro – Caçapava do Sul-RS
Número do Processo: 00927-1100SEDAC/91.9
Portaria de Tombamento: 06/94
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 77
Publicação no Diário Oficial: 28/02/1994

Descrição: Casa em que nasceu Antônio Augusto Borges de Medeiros, em 19 de novembro de 1863. Sucessor de Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros assumiu a presidência do Estado em l898, permanecendo como líder do PRR – Partido Republicano Rio-Grandense. Pelo Pacto de Pedras Altas, que encerrou a Revolução de 1923, a oposição aceitava seu novo mandato, mas o impossibilitava de buscar outra reeleição.
Construída em alvenaria, térrea, a edificação possui cobertura em quatro águas com telha capa-e-canal e beiral, com pequena cimalha. É um exemplar da arquitetura colonial portuguesa, construída por volta do ano de 1840. As aberturas apresentam verga reta, com cercaduras demarcadas na alvenaria. É um dos poucos exemplares, dentro do município, que apresenta telhado em quatro águas com beiral.
A referida casa sofreu algumas alterações externas ao longo do tempo, mas é reconhecida por todos os biógrafos de Borges de Medeiros como a residência em que nasceu.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.