Cachoeira – Capela de Nossa Senhora da Pena


Imagem: Acervo Digital do Iphan

A capela de Nossa Senhora da Pena e as ruínas do Engenho Velho implantam-se no local onde existiu um dos primeiros engenhos da região.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Capela de Nossa Senhora da Pena e ruínas do sobrado anexo
Outros Nomes: Engenho Velho: Capela de Nossa Senhora da Pena; Capela de Nossa Senhora da Pena da Fazenda do Engenho Velho do Paraguassú
Localização: Fazenda Engenho Velho, às margens do Rio Paraguassú, distrito de Santiago do Iguape – Cachoeira-BA
Número do Processo: 231-T-1941
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 214, de 08/07/1943
Livro do Tombo de Belas Artes: Inscr. nº 280-A, de 08/07/1943
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: A capela e as ruínas do Engenho Velho implantam-se na encosta de uma elevação verdejante, às margens do rio Paraguassú, no local onde existiu um dos primeiros engenhos da região. A Capela de N. Sra. da Pena, de 1660, é constituída de nave e capela-mor, recobertas com cúpulas com extradorso de telhas e duas sacristias laterais de 4 águas. O partido adotado em “T”, resulta numa forma inusitada devido às proporções utilizadas na nave. Características renascentistas são identificadas na utilização de uma cúpula de perfil rebaixado recobrindo nave quadrada, mediante transição de “pendentifs” e, ainda, na capela-mor, em forma de ábside semicircular, recoberta por meia-cúpula. Nave e capela-mor são completamente revestidas por azulejos do século XVII, tipo “massaroca”, o que confere ao espaço um certo ar oriental, que também se reflete no tratamento volumétrico, tornando-a um edifício ímpar no país. No frontispício, a portada clássica com duas janelas é encimada por espadaña. As ruínas da primitiva casa-grande estão próximas à capela, devendo ser da mesma época de sua construção. No século XIX, a casa-grande já estava arruinada, sendo construído nas proximidades um novo sobrado.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UFBA
COPEDOC / IPHAN
Patrimônio de influência portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.