Cachoeira do Sul – Fazenda da Atafona


Imagem: Iphae

A Fazenda da Atafona ou Fazenda São José, em Cachoeira do Sul – RS, data do séc. XIX e era usada para a criação de gado e para atividades agrícolas.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Fazenda da Atafona / Tafona
Localização: Área rural – Distrito de Cordilheira – Cachoeira do Sul-RS
Número do Processo: 001831-1100/13-1
Portaria de Tombamento: 73/2016
Processo de Tombamento
Publicação no Diário Oficial: 21/11/2016

Descrição: A Fazenda São José, no município de Cachoeira do Sul, é também denominada Fazenda da Atafona (ou Tafona), nome que remete ao engenho de farinha de mandioca localizado ao lado da casa principal, mantido com todos os equipamentos usados no beneficiamento do produto.
A fazenda é remanescente de antiga sesmaria, e a construção da sede, segundo pesquisa dos herdeiros atuais, data do século XIX (aproximadamente 1813). A propriedade era usada para a criação de gado e para atividades agrícolas, incluindo a produção de farinha de mandioca. A atafona, onde era produzida a farinha, consistia em um grande espaço coberto, com um conjunto de instrumentos artesanais movidos por tração animal.
A Fazenda da Tafona possui valores históricos e arquitetônicos que revestem o exemplar de autenticidade e originalidade. O tombamento estadual inclui a volumetria original da edificação, a modenatura das fachadas, os vãos e esquadrias originais, internas e externas, demais detalhes construtivos da edificação e todo o mecanismo original da atafona.
O valor arquitetônico do bem está nas suas técnicas construtivas de origem luso-brasileira, e o conjunto de bens móveis agregados ao edifício complementa a narrativa iconográfica da época. O mobiliário autêntico e o mecanismo completo da atafona, com suas peças artesanais em madeira, mantidas no local da produção, reforçam o valor estético do local, dando sentido à narrativa arquitetônica.
A edificação tombada possui planta em U, formando pátio interno. Uma das alas é a casa principal, a segunda funciona como cozinha e churrasqueira, sendo ligada ao terceiro volume, que constitui a atafona. As paredes são de alvenaria, forros e pisos de madeira. As portas têm bandeiras envidraçadas e as janelas são de duas folhas ou guilhotina, com postigos internos. A cobertura é de telhas de barro tipo capa-e-canal, galbada e com estrutura em madeira. A atafona tem piso em chão batido e estrutura da cobertura aparente, sem forro.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Governo do Estado


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.