Cachoeira – Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário


 

Imagem: Patrimônio Espiritual

Inicia-se a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário no final do séc. XVI. A obra foi custeada pela população local e contou com o auxílio da coroa real.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Outros Nomes: Igreja do Seminário de Nossa Senhora de Belém; Igreja do antigo Seminário de Belém
Localização: R. Ana Nery, s/n – Cachoeira-BA
Número do Processo: 198-T-1939
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 120, de 15/09/1939
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 272, de 15/09/1939

Descrição: Inicia-se a construção da igreja no final do séc. XVI, sendo os trabalhos prolongados por longos anos. A obra foi custeada pela população local e contou com o auxílio da coroa real. Igreja definida por planta retangular, com corredores superpostos por tribunas e sacristia transversal. Sua estrutura é constituída por caixa de paredes auto-portantes, de alvenaria mista de pedra e tijolo, que suporta os assoalhos e cobertura. O frontispício é do tipo templo, ladeado por duas torres com terminações piramidais, revestidas de azulejos. Seu interior é muito rico, integralmente revestido de azulejos historiados, com mais de 4 m de altura. Forro em abóboda recobrem a nave e capela-mor. A pintura do forro da nave é do tipo ilusionista italiano e teve como artista o pintor José Joaquim da Rocha. Seu acervo compreende numerosas imagens, telas, alfais e sacrário de prata.
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN. O Museu das Alfaias, que funcionava nesta Igreja, encontra-se fechado.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UFBA
Patrimônio de Influência Portuguesa
Patrimônio Espiritual
Wikipedia
COPEDOC / IPHAN


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.