Cachoeira – Igreja Matriz de Santiago


Imagem: Wikipedia

A construção da Igreja Matriz de Santiago ocorreu no princípio do século XIX, com as obras se prolongando até o início do séc. XX.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja Matriz de Santiago
Outros Nomes: Igreja Matriz de Santiago do Iguape; Matriz de Santiago do Iguape
Localização: Distrito de Santiago do Iguape – Cachoeira-BA
Número do Processo: 575-T-1958
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 457, de 01/08/1960
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: A Freguesia de Santiago do Iguape, fundada no séc. XVI pelos Jesuítas, é a mais antiga do Paraguassú. A primitiva matriz arruinou-se e foi substituída pela atual, cujo início da construção ocorreu no princípio do século XIX, com as obras se prolongando até o início do séc. XX. Igreja de planta retangular com corredores laterais e sacristia transversal sobre porão. O primeiro andar repete a planta do térreo. O edifício possui estrutura constituída por alvenaria mista de pedra e tijolo. Seu frontispício é muito esbelto, dividido por pilastras de arenito, vazado por cinco portas superpostas pelas janelas do coro, todas com acabamento em estilo D. Maria I. Duas torres bulbosas, revestidas de louça, flanqueiam o frontão recortado. As outras fachadas não foram concluídas. Na capela-mor podem ser encontrado painéis de azulejos semi-industriais, azuis e brancos.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UFBA
COPEDOC / IPHAN
Patrimônio Espiritual
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.