Cachoeira – Terreiro Asepò Erán Opé Olùwa – Viva Deus


Imagem: Ipac-BA

O Terreiro Asepò Erán Opé Olùwa, ou Viva Deus, em Cachoeira-BA, foi fundado em 1911 por José Domingos Santana, o lendário “Zé do Vapor”.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Terreiro Asepó Erán Opé Olùwa – Viva Deus
Localização: Cachoeira-BA
Processo de Tombamento: 
0607120026021/12
Decreto Estadual:
nº 15.676/14
Livro do Registro Especial dos Espaços Destinados a Práticas Culturais e Coletivas
Observação: Os terreiros foram localizados em áreas vazias do  terreno urbano para segurança dos mesmos, buscando evitar crimes de ódio religioso.

Descrição: O Viva Deus foi fundado em 1911 por José Domingos Santana, o lendário “Zé do Vapor”, que foi iniciado por Tia Mariana. Localiza-se na Terra Vermelha e é um dos mais tradicionais terreiros de candomblé do Recôncavo
Baiano e da Cidade de Cachoeira. Seu fundador nasceu na Cidade de Santo Amaro da Purificação. Autodenomina-se Nagô Ijexá que além do culto aos orixás admite, também, o culto aos caboclos. O Babalaxé Luis Sérgio Barbosa, nascido em Cachoeira em 1919 comandou o Terreiro de 1982 até o seu falecimento em 2012.
Sua festa acontece no mês de fevereiro, tendo o Viva Deus casas descendentes espalhadas em alguns estados brasileiros. Atualmente o Terreiro encontra-se em Axexê. É Patrimônio Imaterial da Bahia, desde 2014.
Fonte: Ipac-BA.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC
Terreiros de Candomblé – Ipac-BA


6 comments

  1. Manoel Raimundo Bispo dos santos |

    Salve irmãos. A benção aos meus mais velhos e aos meus mais novos. Eu tive a honra de conhecer na minha infância a ialorixá mais carismática e carinhosa: mãe chamada Yá Belinha ou mãe Belinha de Feira de Santana. Ela era da dinastia dos Viva Deus de Santo Amaro da Purificação. Quando criança, eu andava na sua casa, entre 1969 a 1980. Se algum de nossos irmãos que tenha acesso a este canal tiver notícia da mesma e se ela estiver em nosso plano, eu gostaria de encontrá-la e dar a benção. Hoje, depois de adulto, sinto muito falta dos afagos desta senhora. Se alguém conhecê-la, me mantenha informado. Olorum abençoe a quem puder me ajudar.

  2. Marcio de Otym |

    Mojugba a todos meus mais velhos e mais novos. Me chamo Marcio de Otym aqui de São Paulo. Meu avô de santo falecido Miltom de Ogum éra filho de senhor Juvêncio de Yemonja que éra filho de Senhor Neve Branca que éra do Axé Viva Deus. Durante alguns anos tinhamos uma referência equivocada de nossa raiz, mais acho que agora consegui encontrar.
    Gostaria muito de conhecer um pouco melhor sobre o Axé e como podería entrar em contato.
    Olorum modupé!

  3. Rosanna Cayuela |

    Gostaria de obter o telefone fo terreiro Tumbenci Viva a Deus de Cachoeira.
    Por gentileza sou uma descendente desse terreiro, em terceiro grau, e preciso falar com a mae ou pai responsáveis. Rosanna Cayuela – Oyabagy

  4. Silvestre khaell |

    BOM DIA ASHÉ MUITA LUZ AGRADEÇO A EQUIPE IPATRIMONIO E DEMAIS PESSOAS SOU FILHO DE DADDY BARBOSA E SOBRINFORMAÇÕES DE SERGIO PARABÉNS A TODOS

  5. Uma grande honra de pisado nessa Terreiro, participado de alguns rituais e ouvido histórias diretamente de quem conheceu o Fundador, José Domingos de Santana – Zé do Vapor.
    Vida longa a essa comunidade de axé. Que os ancestrais e Ogum permitam que a harmonia e justiça seja sempre a tônica das relações entre seus membros.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.