Caetité – Casa Natal de Anísio Teixeira


Imagem: Site da instituição

A Casa Anísio Teixeira é uma entidade cultural localizada na casa natal do educador Anísio Teixeira, em Caetité, sudoeste da Bahia.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Casa de Natal de Anísio Teixeira
Localização: Praça da Catedral, nº 57, esquina com a Av. Voluntários da Pátria – Caetité-BA
Território de Identidade: Sertão Produtivo
Processo de Tombamento: Nº 003/1981
Resolução de Tombamento: Nº 28.398/81, de 10/11/1981
Livro do Tombo dos Bens Imóveis: Inscr. nº 5
Estado de conservação: Segundo informação técnica nº. 049/07 de 10/12/2007 a casa, apesar do péssimo estado de conservação, se mantinha íntegra, resguardando méritos singulares de preservação, entre as quais a estrutura da antiga capela, que abriga a imagem de Santa Bárbara.

Descrição: A Casa Anísio Teixeira é uma entidade cultural vinculada à Fundação Anísio Teixeira e por esta administrada, localizada na casa natal do educador Anísio Teixeira, na cidade de Caetité, sudoeste da Bahia, em imóvel tombado que é patrimônio da Fundação. Inaugurada em fev/1998, após restauração feita pelo Governo da Bahia através do IPAC, a Casa Anísio Teixeira tem como objetivo preservar e divulgar o pensamento e a obra do educador Anísio Teixeira, bem como promover o desenvolvimento regional do ponto de vista da Educação e da Cultura, inspirando-se nos ideais e princípios do educador, que sempre militou em favor da expansão das oportunidades de educação pública, gratuita e de qualidade, em nosso país.
A Entidade abriga um Centro de Memória que preserva a arquitetura e o mobiliário de época, onde são apresentados hábitos e costumes de uma família dos séculos XIX e XX; uma Biblioteca Pública informatizada e equipada também com uma Biblioteca Móvel que atende a população da zona rural, buscando despertar o interesse pela leitura; um Cine-Teatro que funciona como Auditório e Sala de Cinema (ambos esses projetos implantados com patrocínio da empresa pública federal INB – Indústrias Nucleares do Brasil, através do Programa FAZCULTURA – Programa Estadual de Incentivo à Cultura do Governo da Bahia); Oficina de Arte-Educação que atua ressaltando a importância da educação ambiental; Núcleo de Contação de Histórias que busca incentivar e formar contadores de histórias, priorizando a literatura infantil nacional e releituras de clássicos incorporados à nossa cultura; Sala de Cultura Digital, instalada em parceria com a INB, equipada com quatro computadores conectados à Internet, via cabo, e disponibilizados à população, em especial aos usuários da Biblioteca; com a ajuda permanente de um monitor; e um pátio externo para eventos culturais e educativos. Esses espaços colaboram, sem sombra de dúvida, para dinamizar a vida cultural da cidade de Caetité e da região.
Fonte: Site da instituição.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC
Site da instituição
UFBA
IBGE
Sergipe
Wikipedia


Comentários

  1. Gerson de Souza Gonçalves |

    Boa tarde.
    Meu nome é Gerson e sou de São Paulo.
    Interessado em história, arquitetura,etc. Preciso saber mais sobre a família dos pais do Anísio Teixeira, seus irmãos, dados biográficos, enfim.
    Encontrei na internet alguns trabalhos interessantes mas faltam outras peças para concluir a pesquisa.
    Pensei em falar com a sra Babi Teixeira.
    Grato

    Gerson de Souza Gonçalves

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.