Campinas – Sede da Fazenda Três Pedras


Imagem: Condephaat

A Sede da Fazenda Três Pedras, em Campinas-SP, pertencia ao Engenho de Nossa Senhora da Conceição do Sertão, de propriedade do capitão-mor agregado, Floriano de Camargo Penteado.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído:
Sede da Fazenda Três Pedras
Localização:
Distrito de Joaquim Egídio – Campinas-SP
Número do Processo: 20427/77
Resolução de Tombamento: Resolução 7, de 19/03/1982
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 27/03/1982, p. 16
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 163, p. 37, 01/04/1982
Descrição: A Fazenda Três Pedras pertencia ao Engenho de Nossa Senhora da Conceição do Sertão, de propriedade do capitão-mor agregado, Floriano de Camargo Penteado. Com a sua morte, estas terras foram divididas entre seus herdeiros, cabendo a seu neto, Joaquim Floriano N. de Camargo, a Fazenda Três Pedras. A sede, construída em 1871, é um sobrado de alvenaria de tijolos, associado à taipa, edificado sobre embasamento de pedra. Internamente, as paredes em pau-a-pique desgastadas pelo tempo foram substituídas sem alterar a planta original. A sua fachada é composta por duas varandas sobrepostas, com colunas apresentando diâmetros diferentes em cada pavimento. O muro que a envolve  servia para isolá-la do antigo terreiro de café, senzala, pomar e pátio para estacionamento de animais e carruagens.
Fonte: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

CONDEPACC – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas
Localização:
Distrito de Joaquim Egídio – Campinas-SP
Número do Processo: 20/04
Resolução de Tombamento: Resolução 114, de 31/03/2011
Descrição: A fazenda Três Pedras situa-se no distrito de Joaquim Egídio, região leste do município de Campinas, próxima ao Rio Atibaia.
Na metade do século XIX Campinas concentra inúmeras fazendas de café, com lavouras em pleno desenvolvimento. Nessa época de apogeu da cultura cafeeira, em 1871, é construída a sede da Fazenda Três Pedras, pertencente ao Engenho de Nossa Senhora da Conceição do Sertão, de propriedade do capitão-mor agregado, Floriano de Camargo Penteado. Com sua morte, estas imensas terras foram divididas entre seus herdeiros, cabendo a seu neto, Joaquim Floriano Novais de Camargo, a Fazenda Três Pedras. Até 1966 a fazenda pertenceu a seus herdeiros. O atual proprietário restaurou a casa sede e os muros de taipa que a contornam.
Justifica-se o tombamento pela preservação de um exemplar característico das fazendas de café no auge do ciclo econômico desta atividade no município de Campinas.
Fonte: Condepacc.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Áurea Pereira da Silva
Prefeitura Municipal
Fotos do restauro


2 comments

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.