Cariacica – Matriz de São João Batista


Imagem: Prefeitura Municipal

A Matriz de São João Batista foi tombada pela Prefeitura Municipal de Cariacica-ES por sua importância histórica para a cidade.

Prefeitura Municipal de Cariacica-ES
Nome Atribuído: Matriz de São João Batista
Localização: Cariacica-ES

Descrição: No ano de 1839 o presidente da província, José Thomaz de Araújo, ordena a construção da matriz, que seria concretizada no ano de 1845, pelo padre italiano Frei Ubaldo Civitella Di Trento, contando com a ajuda de fiéis através de procissões de pedras. Em 1889 a cobertura de palha foi substituída por telhas vindas de Marselha, na França e, somente no ano de 1948 foi erguida a torre de 15 metros de altura.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: Cariacica reflete a miscigenação brasileira e sua formação agrega povos indígenas, negros e imigrantes europeus. Segundo os antigos habitantes, o nome surgiu da expressão “Cari-jaci-caá”, utilizada pelos índios para identificar o porto onde desembarcavam os imigrantes. Sua tradução é “chegada do homem branco”.

Embora o município de Cariacica tenha sido criado pelo Decreto Nº 57, em 25 de novembro de 1890, apenas na década de 40 do século passado sua população observou aumento considerável. A característica rural do município também começou a ser alterada de forma importante nesta mesma época, até se tornar um município urbano.

A cidade reúne o urbano e o rural em plena harmonia e de forma sustentável. O centro urbano abriga grande área comercial e cerca de 96% da população, mas a região rural se estende por uma ampla área do território e é marcada pela diversidade natural, principalmente aos pés do Monte Mochuara.

Embora a sede do município esteja localizada à 15,8 Km da capital, trata-se de uma sede histórica de característica rural. Desde o início do século passado, as atividades estritamente agrícolas foram sendo substituídas por atividades de apoio à comercialização a transporte de mercadorias e, consequentemente, localizando-se nas regiões próximas às instalações da VALE. Cerca de 96% da população cariaciquense está concentrada na área urbana, mas por outro lado, possui 56% de suas terras localizadas na área rural onde reúne boa parte do interesse ambiental e turístico, como o imponente Mochuara, símbolo do município de Cariacica.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.