Castro Alves – Capela de São José de Jenipapo


A Capela de São José de Jenipapo, em Castro Alves-BA, foi construída no séc. XVIII, pelo Alferes Gaspar Fernandes da Fonseca.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Capela de São José de Jenipapo
Localização: Distrito de Jenipapo (zona rural) – Castro Alves-BA
Número do Processo: 267-T-1941
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 432, de 31/08/1971
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: Construção feita no séc. XVIII, pelo Alferes Gaspar Fernandes da Fonseca. Igreja de nave única, com capela-mor reintrante e de pé direito mais baixo que o coro. Seu frontispício é antecedido por alpendre cercado de parapeito e gradil de madeira, com portão de acesso. Do lado direito, colada à construção, sineira com vão em arco pleno e cimalha, a que se tem acesso através de larga escada de pedra externa. A construção tem puxadas laterais e todas as portas e janelas almofadadas. Internamente, a capela-mor tem forro apainelado como a nave e quadros pintados representando os “mistérios do nascimento e da infância de Jesus”. O altar-mor é adornado com pinturas e apliques de madeira, assim como o arco cruzeiro e o teto da nave.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Oliveira Machado
Ribeiro Freire
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


3 comments

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.