Caucaia – Casa de Câmara e Cadeia


Imagem: Google Street View

A Casa de Câmara e Cadeia, em Caucaia-CE, é uma construção do século XVIII com uma arquitetura popular e de boas proporções.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa de Câmara e Cadeia
Localização: Av. Edson da Mota Corrêa – Praça Central – Caucaia-CE
Número do Processo: 595-T-1959
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 442, de 30/05/1973
Uso Atual: Biblioteca Municipal (2017)
Descrição: Construção do século XVIII com uma arquitetura popular e de boas proporções.
Fonte: Iphan.

Descrição: Edificação de dois andares, inaugurada em 1750 e tombada pelo IPHAN, e que ainda conserva a arquitetura antiga original, toda em alvenaria de pedra. Serviu inicialmente para reuniões da Câmara e do Juri sendo atualmente o local da Biblioteca Municipal.
Fonte: Governo do Estado.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Câmara Municipal de Salvador
Patrimônio de Influência Portuguesa


Comentários

  1. Este magnífico exemplar assemelha-se em tudo á Casa Saloia, assumindo uma forma quase pura da geometria – dimensões repetitivas de comprimento, largura e altura, acentuada pela exiguidade de vãos nas suas faces, remete-nos para a Caaba – cubo sagrado do Islão, porventura numa necessidade isotérica do povo de origem do norte de Africa que se fixou na periferia de Lisboa.
    Pequenas casas isoladas ou constituindo pequenos aglomerados urbanos, de forma marcadamente cúbica ou paralelepipédica resultante, por razões de necessidade de maior espaço, da união de 2 cubos iguais, constituindo dois pisos quase sempre com ligação interior. Virada para o interior as fachadas possuem pequenos vãos e telhados de quatro águas de curvatura muito própria, muitas possuindo um logradouro cercado por altos muros, constituindo a parte de fora da própria casa (Caldas, J. 1999, pp.101-112)..
    Pela sua notória e prolongada presença na paisagem em que se inseria é bem provável que tenham tido ao longo das épocas influência na conceção de novos modelos arquitetónicos eruditos como sejam os da arquitetura chã – séculos XVII-XVIII, verificando-se ainda analogias nas proporções que passaram a ter novos solares e igrejas, bem como na arquitetura pombalina que apresenta sistemas de coberturas muito semelhantes(Fernandes, J. & Janeiro, M. 1991, pp. 18-25).
    O modelo de Casa Saloia foi exportado para outros territórios não só sobre jurisdição portuguesa como os Açores, Madeira e restantes colónias ultramarinas, como também por portugueses que se estabelecerem nas Canárias já pertencentes ao reino de Espanha, e daqui e através da deslocação de uma forte comunidade de origem portuguesa, para Cuba onde se podem observar na cidade de Havana corpos torreados inseridos na arquitetura colonial espanhola(Fernandes, J. & Janeiro, M. 1991,pp.49-74).

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.