Colatina – Conjunto Histórico e Paisagístico de Itapina


Imagem: Prefeitura Municipal

O Conjunto Histórico e Paisagístico de Itapina Localizado a aproximadamente 36km do centro de Colatina-ES.

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Conjunto Histórico e Paisagístico de Itapina
Localização: Colatina-ES
Tipo de bem: Bem tombado.

Descrição: O distrito de Itapina, localizado a aproximadamente 36km de Colatina, foi povoado por volta de 1910 por imigrantes europeus, especialmente italianos, alemães e sírio-libaneses, e se tornou um dos conjuntos urbanos mais significativos do Norte do Estado, referência na produção de café no Noroeste capixaba na primeira metade do século passado.
Fonte: Secult-ES.

Descrição: Após um processo de quase cinco anos, na última sexta-feira (28), foi publicado no Diário Oficial Do Espírito Santo, o tombamento do Conjunto Histórico e Paisagístico de Itapina, distrito de Colatina, localizado há 25 km do município.
A proposta de solicitação de tombamento, feita pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) ao Conselho Estadual De Cultura (CEC) foi aprovada em novembro de 2010 em uma reunião ordinária realizada na igreja católica de Itapina.
Com a aprovação do Conselho, ficou definido o tombamento pelo Estado de 82 imóveis, e outros 43 com interesse de preservação, somando 125 edificações. O Sítio Histórico é formado por casarões construídos no final do século XIX, onde predominam o Ecletismo, o Art Nouveau e o Art Déco, além de construções simples que fazem parte da história de uma época de grande prosperidade do distrito.
Segundo a resolução do CEC, as casas que compreendem o Sítio a partir de agora deverão seguir normas e critérios ao serem reformadas e restauradas, visto que passaram a ser consideradas bens culturais do Espírito Santo.
O processo de tombamento foi consolidado com a contratação de uma empresa de arquitetura que promoveu o levantamento do casario e a Análise de Proteção do Ambiente Cultural (Apac) do entorno. Segundo o Secretário de Cultura, Dimas Deptulski o tombamento é um desejo antigo da população.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Douglas Gomes Silva
Eliane Lordello
Secult-ES
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.