Coronel Pacheco – Praça Carlos Chagas


Imagem: Prefeitura Municipal

A Praça Carlos Chagas foi tombada pela Prefeitura Municipal de Coronel Pacheco-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Coronel Pacheco-MG
Nome atribuído: Praça Carlos Chagas – (0,26ha)
Localização: Coronel Pacheco-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 1076/2010

Histórico do município: De início “Povoado de São Vicente”, proveniente do fato de que os terrenos do povoado pertenciam a fazenda São Vicente. Posteriormente este Comendador Carlos Chagas doaria ao Paço Municipal de Juiz de Fora, os terrenos que hoje constituem a cidade de Coronel Pacheco. Portanto, o Comendador Carlos Chagas é considerado fundador da cidade, tendo a Praça principal recebido o seu nome.
A denominação “Coronel Pacheco” mantida mesmo após a emancipação do distrito, é uma homenagem ao seu filho José Manoel Pacheco, que nasceu na Fazenda de Santana.
O município teve as denominações de Lima Duarte, Água Limpa e, finalmente, Coronel Pacheco. Em 31/07/1890, pela Lei nº 158, o então Povoado Lima Duarte foi elevado á categoria de Distrito de Água Limpa, pertencente à comarca de Juiz de Fora. Em 17/12/1938, pelo Decreto-Lei nº 148, o distrito de Água Limpa volta a pertencer ao Município de Rio Novo, havendo no distrito uma Estação Ferroviária chamada Coronel Pacheco. O povoado se desenvolve mais em torno dela, mas com o nome de Vela de Água Limpa, pelo seu excelente clima e boas terras. Em 27/12/1948, por meio da lei nº 336, retorna o distrito ao Município de Juiz de Fora, já com o nome de Distrito de Coronel Pacheco.
O Topônimo é uma homenagem ao Coronel Pacheco José Manoel Pacheco, possuidor de várias fazendas, havendo com elas constituindo a Companhia agrícola de Juiz de Fora, hoje já extinta, e desdobrada em 02 outras fazendas.
Foi idealizador e construtor da estrada Juiz de Fora- Piau, o distrito continuou a denominar-se Água Limpa, mas a estação de estrada de ferro, chamava-se Estação de Coronel Pacheco foi gradativamente e intuitivamente associando-se ao lugar, acabando por ser adotado oficial e definitivamente, passando Água Limpa a chamar-se distrito de Coronel Pacheco. José Manoel Pacheco nasceu em 30/09/1840 e faleceu aos 74 anos em 18/10/1914.
Em 30/12/1962, por meio da Lei Estadual nº 2764, o então Distrito de Coronel Pacheco torna-se independente com sua emancipação e passando a Município de Coronel Pacheco, porém continuando ligado juridicamente à comarca de Juiz de Fora.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.