Cuiabá – Grande Hotel


Imagem: Google Street View

Conhecido como Grande Hotel, o Edifício Júlio Muller, na cidade de Cuiabá-MT, faz parte das quinze Obras Oficiais de Cuiabá do Estado Novo.

SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Grande Hotel
Localização: Av. Pres. Getúlio Vargas, n° 247 – Centro – Cuiabá-MT
Resolução de Tombamento: Portaria n° 61/83, de 1/1/1984

Descrição: O prédio ocupado pela Secretaria de Estado de Cultura, conhecido como Grande Hotel tem a denominação de Edifício Júlio Muller, é tombado para o Patrimônio Histórico e Artístico Estadual pela Lei 3.774, que protege e gerencia o patrimônio cultural de Mato Grosso. O edifício faz parte das quinze Obras Oficiais de Cuiabá, construídas no Governo do Presidente Getúlio Vargas (Estado Novo), que vieram dotar a cidade de infra-estrutura para sua consolidação como capital do Estado. As Obras Oficiais possuem características arquitetônicas que revelam o inicio do modernismo na arquitetura do Brasil. Projetado em estilo art-dèco, com varandas em arcos, apresentam novas tecnologias em materiais de construção. São linhas despojadas e imponentes, onde novos elementos como o granilite, são introduzidos na construção civil em Cuiabá. O Grande Hotel é para a historiografia de Mato Grosso e do Brasil, uma referência material importante, expressiva e acadêmica. As obras foram iniciadas em 1940 sendo o projeto elaborado pelo Arqº Carlos Porto e executado pelo Engº Cássio Veiga de Sá, contendo 38 quartos sendo apenas quatro suítes. Adaptado posteriormente para sediar administração central do Banco do Estado de Mato Grosso S/A(BEMAT), criado em 1965 e desativada em 1995. O Grande Hotel é um patrimônio histórico que ficou gravado através da música de Moisés Martins, um dos maiores compositores de rasqueado mato grossenses.
Fonte: Governo do Estado.

Descrição: Portaria de Tombamento Nº. 61/83 e publicada no D. O. 01/01/84
O prédio atualmente ocupado pela Secretaria de Estado de Cultura, conhecido como Grande Hotel, tem a denominação de Edifício Júlio Muller. O edifício faz parte das quinze Obras Oficiais de Cuiabá, construídas no Governo do Presidente Getúlio Vargas (Estado Novo), que vieram dotar a cidade de infra-estrutura para sua consolidação como capital do Estado. As Obras Oficiais possuem características arquitetônicas que revelam o inicio do modernismo na arquitetura do Brasil. Projetado em estilo art-dèco, com varandas em arcos, apresentam novas tecnologias em materiais de construção. São linhas despojadas e imponentes, onde novos elementos como o granilite, são introduzidos na construção civil em Cuiabá. O Grande Hotel é para a historiografia de Mato Grosso e do Brasil, uma referência material importante, expressiva e acadêmica. As obras foram iniciadas em 1940 sendo o projeto elaborado pelo Arqº Carlos Porto e executado pelo Engº Cássio Veiga de Sá, contendo 38 quartos, sendo apenas quatro suítes. Adaptado posteriormente para sediar administração central do Banco do Estado de Mato Grosso S/A(BEMAT), criado em 1965 e desativada em 1995.

MAIS INFORMAÇÕES:
Governo do Estado
Secult-MT


Comentários

  1. Adriana Castelo |

    Boa tarde!
    Estou fazendo uma pesquisa de mestrado e gostaria de saber mais informações sobre as obras do arquiteto Carlos Porto neste periodo da Era Vargas. Caso vcs tenham alguma fonte ou contato que me ajude, ficarei muito grata.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.