Diamantina – Casa com forro pintado


Imagem: Google Street View

A Casa com forro pintado, em Diamantina-MG, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa com forro pintado na R. Tiradentes, nº 36
Localização: Rua Direita, nº 36 – Diamantina-MG
Número do Processo: 429-T-
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 451, de 02/09/1959

Descrição: Conta a tradição local que esta edificação teria sido construída por iniciativa do Intendente de Diamantes Manuel Ferreira da Câmara Bittencourt, tendo como sucessivos proprietários o comendador Vicente José da Trindade, coronel Elias Gomes Ribeiro e o industrial Francisco de Souza Maia. Mais recentemente, veio a servir de sede ao Instituto Eschwege, importante entidade de pesquisa científica.
A harmoniosa beleza da fachada, aliada ao requinte ornamental do interior, inclui o sobrado entre as edificações mais representativas de Diamantina. Situada à rua Direita nº 32/36, quase vizinha ao Museu do Diamante, apresenta a fachada principal votada para a Praça da Matriz. A edificação é composta por partido retangular, com planta desenvolvida em sentido longitudinal, apresentando grande terreno aos fundos. É constituída por estrutura em pau-a-pique, sendo algumas paredes já restauradas e substituídas por alvenaria de tijolos. A exemplo das principais construções de Diamantina, a cobertura é guarnecida por beirais em cimalha e cachorros, os vãos são em vergas alteadas com enquadramento em madeira, assim também como os cunhais. que delimitam a fachada.
A fachada frontal apresenta no pavimento inferior quatro portas, com cômodos correspondentes à maneira de lojas. Estas são encimadas por quatro portas-sacadas, com postigos sobrepostos e vidros trabalhados, que se abrem para sacadas isoladas guarnecidas por guarda-corpos de madeira torneada. Destacam-se, no alto das portas-sacadas, interessantes sobrevergas em molduras.
Internamente, chamam a atenção os tetos em gamela dos dois salões do segundo pavimento, sendo um deles todo pintado em policromia, com motivos profanos. A pintura, de autoria desconhecida, e provavelmente executada em fins do século XVIII ou princípios do XIX, é constituída por cinco painéis retratando cenas idílicas, todas, apresentando em primeiro, a figura de um casal enquadrado pela paisagem ao fundo. Trata-se de pintura de apurada técnica, trabalhada em cores suaves e tonalidades de pastel. Ao longo dos anos a edificação passou por obras de restauração, sabendo-se que uma das obras incluiu a reconstituição dos primitivos guarda-corpos de madeira das sacadas.
Observações: A antiga Rua Tiradentes teve seu nome original resgatado, chamando-se atualmente Rua Direita.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
PAC Cidades Históricas
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.