Diamantina – Igreja de Nossa Senhora das Mercês


Imagem: Google Street View

A Igreja de Nossa Senhora das Mercês, em Diamantina-MG, foi tombada por sua importância cultural. Foi construída em fins do séc. XVIII.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora das Mercês
Localização: Rua das Mercês – Diamantina-MG
Número do Processo: 409-T-1949
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 333, de 06/12/1949

Descrição: Construída em fins do século XVIII, a nave e a capela-mor apresentam ambientes com características diversificadas, em função de sua nave ter sido reformada na terceira década do século XIX. Na fachada principal está implantada uma torre única, em telhado de quatro águas, em posição central. No interior, o interesse maior reside na capela-mor, com seu retábulo de colunas retas pintadas em marmorizados e coroamento composto de volutas laterais, vasos e medalhão central emoldurado por rocalhas e guirlanda de flores, representando Nossa Senhora das Mercês cercada de querubins, intercedendo pelos cativos ajoelhados a seus pés. Na sua parte inferior, notam-se os ornatos de pintura dourada e incisões gravadas à feição de ourivesaria, contornados por sombras escuras que, à distância, dão a impressão de tratar-se de relevos típicos da escola de pintura religiosa da região.
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa
Unesp


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.