Dois Irmãos – Igreja Matriz de São Miguel


Imagem: Iphae

A Igreja Matriz de São Miguel, em Dois Irmãos-RS, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Igreja Matriz de São Miguel
Localização: R. São Miguel, nº 453 – Dois Irmãos-RS
Número do Processo: 54.469-19.00/83
Portaria de Tombamento: 06/84
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 25, de 01/08/1984
Publicação no Diário Oficial: 16/08/1984

Descrição: A igreja foi construída entre os anos de 1868 e 1880 pela comunicade católica alemã local, em estilo neogótico. O interior possuia altares de Nossa Senhora e São José, sendo os pisos de ladrilho hidráulico e arenito (pedra grês). Há pinturas murais nas paredes (em arenito) e nos forros de madeira. A igreja foi construída em duas fases: de 1868 a 1874 e de 1877 a 1880. Na primeira fase foi coletado dinheiro para as obras entre os paroquianos, e a construção foi confiada a Pedro Schnorr. Na segunda fase foi construída a torre por Jakob Schmitt, o forro de estuque pelo Ir. J Egloff.
A antiga igreja matriz foi desativada em 1975, sendo substituída por uma nova igreja, construída nas proximidades. Um movimento popular iniciado no mesmo ano consegiu impedir que a velha igreja fosse demolida, e a matriz de São Miguel foi tombada pelo Estado em 1984. Nos anos de 1995 e 1996, foram realizados levantamentos para subsidiar o projeto de restauro da Matriz. Em 1996 a primeira etapa das obras de restauro foi iniciada pela cobertura e forros, com acompanhamento do IPHAE. Após esta data foi dada continuidade às obras de recuperação da igreja, em etapas. Foram restauradas as pinturas murais de paredes e forros, houve obras de paisagismo e nova pintura externa, entre outros. Após a restauração a edificação foi transformada em espaço cultural.
Em 14 de março de 2001 foi publicada no DOE a Portaria Nº06/01/SEDAC, definindo a poligonal de entorno do bem tombado, com base em estudos definidos pelo IPHAE. Em 2002 houve o tombamento municipal, através da lei 1939/2002.
Fonte: IPHAE.

Prefeitura Municipal de Dois Irmãos-RS
Nome Atribuído: Igreja Matriz de São Miguel
Localização: R. São Miguel, nº 453 – Dois Irmãos-RSDecreto de Tombamento: Portaria municipal de tombamento n° 116/2003, de 11 de abril de 2003.
Ficha de inventário – Compac

Importância: O bem se destaca por apresentar valor nas seguintes Instâncias:
1 – Instância Cultural: Enquanto referência histórica; pelo valor de antiguidade; pelo valor tradicional para a comunidade e pelo valor de referência coletiva;
2 – Instância Morfológica: Valor arquitetônico: pela qualidade formal, Valor pela referência historiográfica; Valor pela raridade formal; Valor como elemento referencial na paisagem urbana;
3 – Instância Funcional: Compatibilização com a estrutura urbana e pela permanência dos usos originais nas estruturas existentes.
4 – Instância Técnica: Valor pelo risco de desaparecimento e Valor pelo bom estado de conservação;
5 – Instância Paisagística: Valor pela compatibilização com a paisagem urbana; Valor pelo conjunto de unidades – estruturação do cenário da quadra e Valor como elemento referencial.
6 – Instância Legal: legislação de preservação em nível municipal (Lei de Tombamento e Zoneamento em Plano Diretor).
Fonte: Ficha de inventário – Compac.

Descrição: A Antiga Igreja Matriz de São Miguel tem seus primórdios numa pequena capela de madeira construída em 1832 pelos primeiros imigrantes, na época o vigário de São Leopoldo realizou a benção, conforme registros levantados no 1º Livro Tombo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de São Leopoldo. Em 05 de agosto de 1849 o padre Agostinho Lipinsky foi nomeado primeiro vigário da paróquia, falava a língua alemã facilitando a comunicação com os colonos, também foi construída uma casa canônica.
Posteriormente, em doze de março de 1852, Lipinsky dirigiu uma carta ao provincial onde constava a informação de que a capela fora reformada e ampliada, construída de pedra. No ano de 1857 a Picada dos Dois Irmãos foi escolhida como centro paroquial e foi ampliada, atendendo demais picadas do entorno. O segundo vigário jesuíta a atender a então paróquia foi Guilherme Doerlemann, permanecendo de 1867 a 1894.
A construção da atual igreja levou aproximadamente doze anos, num espaço-tempo que compreende os anos de 1868 a 1880, que está subdividida em fases de construção:
1ª fase: 1868 a 1874
A iniciativa da construção coube ao padre Doerlemann que em fevereiro de 1868 começou a coleta de dinheiro. No dia 11 de junho de 1868 é lançada a pedra fundamental e a construção da igreja confiada à Peter Schnorr. A Igreja Matriz de São Leopoldo serviu de exemplo, construiu-se inicialmente o coro e a metade da nova matriz que se unia com a antiga de madeira. Schnorr era o mestre de obras, Peter Kronbauer fazia o transporte de pedras e Josef Zoll trabalhou no telhado. Em 02 de março de 1870 um mutirão de 70 homens terminou o telhado e depois recebeu um almoço na casa Kohlrausch. Em 28 de agosto de 1870 foram pagos 95.000 réis pela estátua da Virgem Maria. A partir de novembro de 1870 chegaram chumbo e caixas com vidro para confecção dos vitrais. Em 31 de novembro, novo mutirão, desta vez, para a demolição da parte velha da igreja seguida de almoço na casa Kohlrauch. A 04 de março de 1871 foi pago mais vidro colorido e floreado, que ainda pode ser visto no vitral que está escondido pelo altar mor. Em 21/01/1872 recomeçam as obras sob o comando de Pedro Ruwer. 12/06/1872 Ramgrab fazia consertos nos vitrais ao custo de 5.000 réis. Em 30/12/1872 é comprada a estátua de São Miguel a 130.000 réis. Em 25/03/1873 é paga a última metade do telhado a Karl Loblein. Em 1873 Ir. Egloff construiu o altar da Bem Aventurada Virgem Maria em  28/03/1874 é construído o corredor de pedra de grés. Em 1876 o irmão Egloff construiu o altar de São José.
2ª fase: 1877 a 1880
A torre foi construída por Jacob Schmitt. A cruz foi levantada em 24/05/1877. Em janeiro de 1879 o irmão Egloff veio confeccionar o teto forrado. Levou o ano inteiro.No dia 24 de abril de 1880, chegou a Dois Irmãos o Reverendíssimo Sr. Bispo Dom Sebastião, a convite do Padre Doerlemann, para a benção solene da nova Igreja.“Com o estrondo dos morteiros e espoucar de foguetes, repicando ao mesmo tempo os sinos e tocando-se instrumentos musicais, quase 3.000 pessoas entoaram o “Te Deum laudamus” – “Grosser Got wir loben Dich”, e conduziram o bispo à Igreja festivamente ornada. Ajuntou-se uma incrível multidão, de católicos e evangélicos (protestantes). O Sr. Bispo celebrou a missa solene, assistindo-o os outros sete sacerdotes.“Quase de todas as Colônias, mesmo das mais distantes, tinham comparecido fiéis para esta festividade, de tal modo, que poderia afirmar-se que esses festejos solenes demonstraram uma edificação geral.” (Dados pesquisados pelo Pe. Arthur Rabuske, SJ, extraído do “Historia Domus Sti. Michaelis ad Duos Frates”, do Arquivo Provincial dos jesuítas). Entre 1948 e 1950 a igreja recebeu os últimos adornos externos. As telhas de cimento foram trocadas por telhado de zinco, com novas tesouras. Platibandas e pináculos foram acrescentados.
Desde sua construção até 1975, a Antiga Matriz de São Miguel foi centro de todos os acontecimentos religiosos e festivos da comunidade católica, celebrando-se ali as missas, casamentos, batizados, eucaristias e festas religiosas, sendo local de encontro e confraternização. A partir daí, iniciaram as ações de preservação. Em 1975 a Antiga Matriz foi desativada como Templo Religioso e substituída por uma nova construção. Neste mesmo ano, iniciou-se um movimento na comunidade, contra a sua demolição, pretendida pelo pároco da época. Movimento iniciado pela estudante Bernadete Rausch, que através do jornalista Walter Galvani, divulgou a matéria no jornal Correio do Povo. A Antiga Igreja foi preservada, porém sem receber nenhuma manutenção, servindo para vários fins até o ano de 1995. Em 1984 por ter sido reconhecida de interesse público e de alto valor histórico e arquitetônico, passou a constar como Patrimônio Cultural do Estado, tombado em agosto de 1984, assinado pelo então Governador Jair Soares. Seu tombamento ocorreu a pedido da comunidade, através de um abaixo assinado que reuniu quase mil assinaturas, encaminhado em 1982 pelas professoras Clarice Maria Arandt e Vera Maria Rausch. As assinaturas foram recolhidas com a participação das professoras Liria Lawisch, Márcia Saueressig Wendling. Em 1991 incorporou-se ao Patrimônio Municipal através de uma permuta com a Mitra Diocesana, por lotes, terrenos em bairros e aquisição do terreno junto à área da Igreja, na gestão do prefeito Armildo Mallmann. Em 1992 é formado o grupo de “Amigos da Antiga Igreja Matriz de São Miguel”, e a partir deste, no ano de 1995 é criada a Associação dos Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos. Através da Lei Municipal nº 1939/2002 é tombada a Antiga Matriz.
Fonte: Ficha de inventário – Compac.

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.