Domingos Martins – Igreja Evangélica de Confissão Luterana


Imagem: Site da instituição

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana foi inaugurada em 1887. É um marco da colonização alemã na região.

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Igreja Evangélica de Confissão Luterana
Localização: Praça Arthur Gerhardt, nº 61 – Centro – Domingos Martins-ES
Tipo de bem: Bem tombado.
Resolução de Tombamento: Resolução nº 6/1986
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 128, folhas 23v e 24
Livro das Belas Artes: Inscr. nº 63, folhas 14v e 15

Descrição: Marco da colonização alemã na região, a Igreja foi inaugurada em 1887 e marcou a constituição de um sonho dos colonos locais.
Fonte: Secult-ES.

Descrição: Os primeiros imigrantes alemães chegaram à capital do Espírito Santo no dia 21 de dezembro de 1846 (Véspera do Natal). O primeiro trabalho realizado no Estado foi o calçamento da Praça João Clímaco e ergueram a primeira árvore natalina na praça para comemorar a chegada do natal. Permaneceram alguns dias em Vitória e, então, seguiram para a colônia de Santa Isabel, precisamente na Serra da Boa Vista, onde se radicaram a 27 de janeiro de 1847.
Eram 39 famílias, das quais 16 famílias pertenciam a Igreja Evangélica de Confissão Luterana, que viajaram para a Serra da Boa Vista, os homens a pé e as mulheres e crianças em canoas pelo Braço do Sul do Rio Jucu. Em Boa Vista foram erguidas a primeira capela protestante e a primeira casa pastoral. Mas neste local se estabeleceram por pouco tempo. Os colonos realizavam os cultos em uma capela, onde hoje se encontra o Marco da Imigração Alemã. Os colonos luteranos tiveram desentendimentos com os católicos e então resolveram subir mais um pouco e fixaram-se no local por eles denominado “Campinho Berg” (que significa campinho na montanha). Neste lugar ergueram a sua Igreja, no centro do atual cemitério. E a partir daí construíram suas casas e montaram uma pequena vila.
As famílias protestantes passaram seus primeiros anos aqui sem assistência espiritual. Os que tiveram recursos foram, até o Rio de Janeiro, onde a embaixada da Alemanha mantinha uma Comunidade Protestante, para batizar os filhos ou celebrar o casamento religioso. A primeira visita de um pastor protestante ao Vale do Jucu foi ao mês de novembro de 1856 realizada pelo Pastor Eugen Schmidt, do Rio de Janeiro. Durante sua visita que durou cerca de 3 ou 4 dias, realizou vários cultos, 37 batismos e 7 casamentos.
Fonte: Site da instituição.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secult-ES
Site da instituição


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.