Santos – Ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos


Imagem: Rejane Sarmento

O Engenho São Jorge dos Erasmos, em Santos-SP, foi o primeiro engenho de açúcar construído no Brasil por iniciativa de Martim Afonso de Souza, donatário da Capitania de São Vicente.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Engenho dos Erasmos: ruínas
Localização: R. Alan Ciber Pinto, nº 96 – Vila São Jorge – Santos-SP
Número do Processo: 0678-T-62
Livro Histórico: Nº inscr. 360, vol. 1, f. 059, 02/07/1963

Descrição: São Paulo possui 1.198 sítios arqueológicos cadastrados pelo Iphan e grande potencial de pesquisa neste campo. Dentre eles destaca-se o situado nas ruínas do Engenho de São Jorge dos Erasmos, do século XVI, em Santos, litoral paulista. As pesquisas realizadas pela Universidade de São Paulo (USP), no local, indicaram a presença da etnia Tupinambá, organizada em um sistema de pescadores-coletores e agricultores. As escavações realizadas encontraram mais de dois mil fragmentos, muitos ossos de animais e humanos. Os testes realizados de datação via carbono-14, constataram que as ossadas eram do século XVI, período que coincide com a construção e as atividades iniciais desenvolvidas no Engenho.
Fonte: IPHAN.

Nome atribuído: Ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos
Localização: Morro do Marapé – Bairro da Candelária – Santos-SP
Número do Processo: 00362/73
Resolução de Tombamento: Ex-Officio em 11/12/1974 (Sem publicação no D.O.E.)
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 89, p. 10, 11/12/1974

Descrição: Trata-se do primeiro engenho de açúcar construído no Brasil por iniciativa de Martim Afonso de Souza, donatário da Capitania de São Vicente, juntamente com Jan Van Hielst, Francisco Lobo e Vicente Gonçalves, que constituíam a Sociedade Armadores do Trato. Em 1533, o Engenho do Governador, como era denominado, iniciou suas atividades e, entre 1557 e 1603, passou a pertencer à firma Erasmo Schetz e Filhos, dea Antuérpia, ocasião em que seu nome foi mudado para São Jorge dos Erasmos. Desde 1958, por doação, pertence à Universidade de São Paulo. Um grande incêndio, ocorrido no início do século XVII, destruiu boa parte das suas instalações. O partido arquitetônico era de modelo açoriano, do tipo real, com a utilização de plataformas sucessivas para vencer as diferenças de nível, acesso alpendrado e todas as instalações dispostas sob um mesmo teto.
Fonte: Processo de Tombamento.

CONDEPASA – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos
Nome atribuído: Ruínas do Engenho dos Erasmos, no sopé do Morro Nova Cintra
Localização: Santos-SP
Processo de Tombamento: Processo n° 16731
Resolução de Tombamento: Resolução SC 01/90
Livro do Tombo: 01, inscrição 07, fl. 2

FOTOS:

VÍDEO:

MAIS INFORMAÇÕES:
wikipedia
site da instituição
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.