Entre Rios de Minas – Hospital Cassiano Campolina


Imagem: Google Street View

O Hospital Cassiano Campolina foi tombado pela Prefeitura Municipal de Entre Rios de Minas-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Entre Rios de Minas-MG
Nome atribuído: Hospital Cassiano Campolina
Localização: Praça Cassiano Campolina, nº 821 – Entre Rios de Minas-MG

Descrição: Cel. Joaquim Pacheco de Resende ia diversas vezes visitar Cassiano Campolina em sua fazenda e ali passava dias em sua companhia. Foi exatamente em uma dessas visitas que surgiu a ideia da fundação do Hospital nesta cidade.
Indo o Cel. Joaquim Pacheco certa vez, em 1902, em visita a Cassiano Campolina na fazenda do Tanque, ao passar por essa cidade encontrou-se casualmente com Dr. Arthur Ribeiro de Oliveira, então Juiz de Direito da Comarca, e este disse ao Cel. Joaquim Pacheco que arranjasse com seu amigo Campolina uma verba testamentaria de “Cem Conto de Réis” para a fundação de um hospital aqui em Entre Rios. O Cel. Joaquim Pacheco, chegando ao Tanque, transmitiu a ideia do Dr. Arthur Ribeiro a Cassiano Campolina, respondendo lhe este imediatamente: “Que valem cem contos para a fundação de um hospital? Essa quantia poderia quanto muito ser suficiente para construir um prédio regular; mais como poderia se manter essa fundação?”
A essa objeção respondeu o Cel. Joaquim Pacheco que, não tendo ele herdeiros necessários, poderia legar toda sua fortuna para este fim; pois assim ele praticaria um atoa meritório de filantropia e caridade e perpetuaria o seu nome.
Cassiano Campolina respondeu ao Cel. Joaquim Pacheco que naturalmente ele ignorava que seu testemunho já estava feito e desconhecia as suas disposições testamentarias, explicando-lhe, em seguida que por suas disposições ele, Joaquim Pacheco era o herdeiro de sua fazenda e de toda a sua criação e que João Ribeiro herdava o seus títulos e dinheiro existentes. Imediatamente o Cel. Joaquim Pacheco, com uma abnegação e desapego fora do comum, e movido por um ideal superior e por um gesto nobre da caridade bem compreendida, disse a Cassiano Campolina que, da parte dele desistia dessa herança e que ele, Cassiano Campolina, podia reformar o seu testamento e praticar esse ato meritório que elevaria seu nome no conceito da posteridade. João Ribeiro, consultado a respeito, foi da mesma opinião, relevando também o seu elevado espírito de desprendimento e desinteresse.
Foi assim que Cassiano Campolina, reformando o seu testamento anterior, fez seu ultimo testamento, datado de 22 de fevereiro de 1903 e aprovado pelo tabelião do 1º oficio, Antônio Pereira de Medeiros, em 24 de fevereiro do mesmo ano.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: Entre Rios de Minas tem origem no século XVII. Os primeiros moradores foram os portugueses Pedro Domingues e Bartolomeu Machado que, em 20 de dezembro de 1713 ganharam a carta de sesmaria concedida por Dom Brás Baltazar da Silveira para o local chamado “O Bromado, no caminho novo que vem da vila de São João del Rei para as Minas Gerais”. Eles construíram suas casas do lado direito do rio brumado. A casa de Pedro Domingues existiu na rua chamada dos Cruzeiros, até o ano de 1915 quando foi demolida. Já a residência de Bartolomeu Machado foi construída aonde hoje se encontra a Fazenda do Engenho, e foi ele que anos depois construiu a capela em homenagem a Nossa Senhora das Brotas. Aos arredores desta capela surgiu o povoado chamado inicialmente de “Bromado”, depois “Rio Acima”, “Brumado do campo” e “Brumado do Suaçuí” quando foi elevado a distrito de Conselheiro Lafaiete em 1832, e a município independente em 1875. Três anos depois foi modificado o nome da cidade para Entre Rios, por estar situada entre os rios Camapuã e Brumado. Em 1938 mudou-se a denominação da cidade para João Ribeiro e 1953 recebeu o nome atual de Entre Rios de Minas.
Apesar da idade como município, o primeiro batismo na capela de Nossa Senhora das Brotas filial até então da Matriz de Congonhas, está registrado pelo padre Semião Lopes Barbosa, com data de 18 de fevereiro de 1739. Em 1749, estava já constituída a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, na capela de Nossa Senhora das Brotas, pelo missionário frei Luís Maria de Fulgo. Entre as 32 paróquias criadas em Minas pelo decreto da Regência de 14 de julho de 1832, está a de Brumado, o que já indicava a existência de um povoado.
Atualmente, como parte de sua memória histórica, o município preserva algumas fazendas coloniais; as ruínas de uma antiga Casa de Pedra, datada de 1701, atribuída à bandeira de Fernão Dias e potenciais sítios arqueológicos, decorrentes das tribos dos índios Cataguá que habitavam a região.
Fonte: Prefeitura Municipal.

BENS  TOMBADOS RELACIONADOS:
Entre Rios de Minas – Fogão de Ferro a Lenha do Hospital
Entre Rios de Minas – Hospital Cassiano Campolina

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Site do hospital


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.