Érico Cardoso – Povoado Morro do Fogo


O Morro do Fogo foi o lugar onde tudo começou para a região do Vale do Paramirim. O nome do povoado faz referência ao fogo aceso pelos mineradores, para servir de sinalização.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Povoado Morro do Fogo
Localização: Serra do Morro do Fogo – Érico Cardoso-BA
Processo de Tombamento: Nº 015/2002
Tombamento Provisório: 14/05/2006
Livro do Tombo dos Bens Imóveis

Descrição: Morro do Fogo foi o lugar onde tudo começou para a região do Vale do Paramirim. A partir desse local sugiram Água Quente (hoje Érico Cardoso) e Arraial dos Ribeiros (hoje Paramirim). O nome do povoado faz referência ao fogo aceso pelos mineradores, para servir de sinalização. Outra hipótese é a de que em certos lugares dava-se para avistar um brilho (parecendo ao do fogo), cometa-se também sobre um tipo de mineral que ao ser tocado pelos raios solares brilhava feito fogo, e daí o nome.A Capela de N. senhora do Carmo, exemplar de destaque no povoado, é um edifício do final do século XIX, muito simples, voltado para o vale. O edifício encontra-se implantado num terreno aplainado, próximo ao cume do Morro do Fogo, a alguns metros do conjunto de pequenas casas térreas, de porta e janelas, que descem a ladeira do pequeno povoado (IPAC).
Fonte: Ipac-BA.

Histórico do município: No início do século XVIII, teve início a colonização do território de Água Quente, com a procura de ouro por portugueses e brasileiros no Morro do Fogo, no Vale do Paramirim, onde se fixaram formando o ‘Arraial do Morro do Fogo’.
Em 1843 foi criada a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Morro do Fogo, que em 1875 foi transferida para o Arraial de Água Quente, elevada à vila em 1878. O município foi criado com território desmembrado do de Paramirim.
A cidade formou-se em terra de propriedade do então ″coronel″ Liberato José da Silva, e seu progresso durou poucos anos, sendo transferida a sede da Freguesia do Morro do Fogo, em 1875, por Resolução Provincial.
Já em 1898, o capitão Antônio José Cardoso, abastado comerciante em Água Quente, foi nomeado o primeiro intendente de Paramirim. Após sua morte, em 1902, Água Quente perdeu para Arraial do Ribeiro o seu progresso administrativo, e mais tarde, em 1911, dois anos após a emancipação de Paramirim , veio a ser palco de dolorosos acontecimentos políticos.
Apesar da emancipação ter vindo em 1962, Água Quente conta um século e meio de história, nascida da febre do ouro, quiçá ainda sepultado pelo tempo no Morro do Fogo.
Fonte: IBGE.

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC
IBGE


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.