Estância – Igreja de Nossa Senhora do Rosário


Imagem: Google Street View

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Estância-SE, foi construída na segunda metade do século XIX, passando por reformas no século XX.

SeCult-SE – Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Localização: Praça 24 de Outubro, s/n – Estância-SE
Resolução de Tombamento: Decreto nº 23.404, de 29 de setembro de 2005
Livro do Tombo Geral: Inscr. fls. 37
Descrição: Arquitetura Religiosa da segunda metade do século XIX, passando por reformas no século XX. Propriedade da Diocese de Estância.
Fonte: SeCult-SE.

SeCult-SE – Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe
Nome atribuído: Obras de Talha da Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Localização: Igreja de Nossa Senhora do Rosário – Praça 24 de Outubro, s/n – Estância-SE
Resolução de Tombamento: Decreto nº 4.991, de 23 de abril de 1981
Livro do Tombo Geral: Inscr. fls. 5
Descrição: Elementos arquitetônicos, artísticos e adornos em talha. Obra de artífices da segunda metade do século XIX.
Fonte: SeCult-SE.

Descrição: A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, por sua vez, começou a ser construída em 1772 pela Irmandade do Rosário para the servir de sede. Era composta, essa irmandade, inicialmente de escravos, livres e libertos: “A partir da segunda metade do seculo XIX, há um processo de elitização”. (Santos,1984:16). Escravos e libertos vão desaparecendo da irmandade, ao passo que elementos da aristocracia vão nela ingressando. Na atualidade, essa tendência persiste. Embora tenha desaparecido a irmandade, a Igreja do Rosário permanece como 0 templo da “elite tradicional”. Apesar de ser a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe a matriz diocesana e paroquial e a mais antiga da cidade, e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário que é percebida pela população como sendo 0 templo mais importante e até mesmo 0 mais antigo. Associada à importância do tempo, está a ideia de centralidade. Para a grande maioria dos entrevistados, ela está localizada no “centro”. Todavia, se considerarmos 0 centro como local da administração, a igreja central seria a Matriz, localizada na praça principal junto à Prefeitura, a casa paroquial, a Biblioteca Municipal, a DER-1, enfim no núcleo administrativo e cultural. Estabelece-se assim uma diferença significativa. Na expressao de Castells (1979:269): Hay que distinguir cuidadosamente este centro politico por una parte, del centro simbolico, que es sobretudo emisor de valores”. Desse modo, a Matriz localiza-se no “centro político”, ao passo que a Igreja do Rosário localiza-se no “centro simbólico” da cidade. Espaco da tradição, da “hereditariedade”, como disse um dos entrevistados a propósito do referido templo.
Fonte: Francisco José Alves dos Santos

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Francisco José Alves dos Santos


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.