Florianópolis – Teatro Álvaro de Carvalho


Imagem: Google Street View

O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) é localizado em Florianópolis e teve sua construção iniciada com o lançamento da pedra fundamental em 29 de julho de 1857.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Teatro Álvaro de Carvalho
Localização: R. Marechal Guilherme, nº 26 – Centro – Florianópolis-SC
Número do Processo: Nº 009/87
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 1.304, de 29/01/1988

Descrição: O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) é localizado em Florianópolis e teve sua construção iniciada com o lançamento da pedra fundamental em 29 de julho de 1857. Seu nome primeiro foi Teatro Santa Isabel, nome dado em homenagem à Princesa Isabel. Foram dezoito anos de obras e paralisações, devido à falta de recursos.
Depois de inaugurado, não possuía ainda os recursos necessários, e as companhias artísticas tinham que arcar com os custos do fornecimento de iluminação e cadeiras para camarotes e plateia. Desde 1894, numa atitude de rompimento com a monarquia extinta, o edifício passou a chamar-se Teatro Álvaro de Carvalho, em homenagem ao primeiro dramaturgo local.
A edificação, originalmente de características luso-brasileiras, foi sendo reformada e, ao longo do século XX, adotou as linhas ecléticas. Em 1955, no governo de Irineu Bornhausen, o teatro veio a sofrer alterações radicais, sendo o espaço interno de autoria do engenheiro-arquiteto Tom Wildi Filho. Em 1975 e 1984, aconteceram novas reformas. O tombamento como Patrimônio Estadual data de 1988.
No acesso às escadarias, dois vitrais retratam cenas populares e folclóricas e, no foyer, podem ser admiradas duas grandes telas do artista plástico Martinho de Haro.
A sala de espetáculos tem capacidade para 470 poltronas.
Fonte: Wikipedia.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

VÍDEO:

Fonte: FCC.

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.