Flores da Cunha – Casarão dos Veronese


Imagem: Iphae

O Casarão dos Veronese, construído em 1898, é um representante típico da arquitetura da imigração italiana, que iniciou oficialmente no Estado em 1875.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Casarão dos Veronese
Localização: Área Rural – Distrito de Otávio Rocha – Flores da Cunha-RS
Número do Processo: 34.010-19.00/86
Portaria de Tombamento: 44/86
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 41, de 23/12/1986
Publicação no Diário Oficial: 23/12/1986

Descrição: Construído em 1898 pelo imigrante italiano Felice Veronese, no distrito de Otávio Rocha, na zona rural do município de Flores da Cunha, o Casarão é um representante típico da arquitetura da imigração italiana, que iniciou oficialmente no Estado em 1875. As paredes externas, de pedra aparente, foram construídas em basalto talhado regular e irregular com assentamento em barro e as paredes internas são de alvenaria de tijolos, assentados com terra, areia e cal. Apresentando planta retangular e telhado de duas águas, possui dois pavimentos e sótão. Os entrepisos de madeira são constituídos por barroteamento e assoalho de tábuas.
Felice Veronese chegou ao Brasil em 1882, vindo do norte da Itália, tornando-se o maior produtor de vinho da região. Ao constituir família, começou a construir o casarão, que abrigou também uma cantina doméstica para produção de vinhos e uma pequena fábrica de pólvora, criada pelos filhos de Felice.
O Casarão foi vendido à família Schio, que por sua vez o repassou à família Gallioto. Atualmente pertence à Prefeitura Municipal de Flores da Cunha.
A iniciativa do tombamento partiu da comunidade. O argumento mais relevante foi ser o prédio um importante exemplar da arquitetura em pedra, característica das regiões de colonização italiana.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Site da instituição
Governo do Estado
Defender


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.