Florianópolis – APC Santo Antônio de Lisboa


Imagem: Google Street View

A APC Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis-SC, foi tombada por sua importância histórica e cultural.

SEPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município
Nome atribuído: Área de Preservação Cultural (APC-1)
Localização: Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis-SC

Descrição: Edificações preservadas de vários estilos.
Fonte: SEPHAN.

Descrição: Antigo núcleo de colonização açoriana, localizada no caminho das praias do Norte da Ilha, com casario de época e boa oferta de restaurantes especializados em frutos do mar. É um dos melhores locais para se admirar o pôr do sol e a Ponte Hercílio Luz.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Santo Antônio de Lisboa é referenciada como uma das freguesias mais antigas de Florianópolis. A herança cultural dos colonizadores açorianos é muito presente no local, que começou a ser ocupado por europeus no fim do século XVII. Existem poucas informações anteriores a esse período e segundo Ferreira (2008, p. 16), “os sambaquis da região ainda não foram estudados de modo a nos oferecer dados concretos de como
viviam os primeiros habitantes desta terra”.
A chegada de lusos brasileiros em Santo Antônio teve início a partir da vinda do Padre Mateus de Leão e vinte casais de colonos, em 1698. A população do local aumentou no século XVIII, quando por lá se estabeleceu o Capitão de Ordenanças Manuel Manso de Avelar, juntamente com sua família e mais uma centena de brancos e escravos. Apesar da passagem desses povoadores em Santo Antônio, a contribuição expressiva no povoamento da região aconteceu com a chegada dos imigrantes açorianos em meados no século XVIII (FERREIRA, 2008).
Segundo Santos (2004, p. 49 – 50), “por decisão do conselho ultramarino, Portugal, em 1746, resolveu promover a imigração de açorianos para a Ilha de Santa Catarina, litoral fronteiro e Rio Grande”. No total, “cerca de 5.000 pessoas foram transferidas do arquipélago dos Açores para Santa Catarina” entre os anos de 1748 a 1756.
Fonte: Jaqueline Henrique Cardoso.

MAQUETE VOLUMÉTRICA:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Jaqueline Henrique Cardoso


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.